Livro Aprenda: Marketing e Vendas - Gratuito

 BAIXE ESTE LIVRO GRATUITO

DISTRIBUIÇÃO LIVRE
SITE DO MEC.GOV

1.1 O que é Marketing?

A palavra marketing é originária do inglês.
Market = Mercado
Ing = Sufixo que significa gerúndio, então uma ação.
Market + Ing = Mercado + ação.
Logo:
Marketing = Mercado em ação.
Segundo a AMA (American Marketing Association), marketing é uma função
organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a
comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração
do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu
público interessado.
O marketing foi criado para atender às necessidades do mercado, envolvendo
a satisfação pessoal e empresarial. Nada mais é do que uma forma de
promover pessoas, produtos e serviços. Os novos produtos necessitam de
compradores, assim como uma empresa precisa de novos clientes.
Podemos então dizer que o marketing se baseia no estudo do mercado e
suas técnicas são aplicadas em diversas áreas e estão presentes em nosso
cotidiano.
O estudo do mercado surgiu da necessidade dos industriais de administrar a
nova realidade, originária da Revolução Industrial, que causou uma transformação
de um mercado de vendedores para um mercado de compradores.
Mas nessa época as empresas fixavam seus objetivos apenas na maximização
dos lucros, não importando os métodos utilizados para cumprir tal meta.
Os consumidores não conseguiam negociar, pois a concorrência era praticamente
inexistente. (BAIXE O LIVRO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme

Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme para ...