sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Especialista em educação fala da formação de professores no Brasil

Especialista em educação fala da formação de professores no Brasil





Priscila Cruz, presidente executiva do movimento Todos pela Educação, analisa o processo de formação de professores e o perfil dessa categoria no Brasil. Publicado na internet em 02/08/2016

Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme

Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme



Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme para o blog da revista Ensaio, da Fundação Cesgranrio. (2015)


Educadora e Psicóloga Clinica, com especial formação acadêmica no campo da Avaliação.
Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin, USA. Mestre em Educação pela Universidade de Stanford, Califórnia, USA. Doutora (Ph.D) em Educação e Psicologia da criança e do adolescente pela Universidade de Stanford, Califórnia. Exerceu o magistério no Ensino Fundamental, Médio e Superior (Graduação e Pós-Graduação), bem como funções de Direção e Coordenação na PUC/RIO, UFRGS e UFRJ, atuando como Professora, Pesquisadora e Orientadora de Dissertações e Teses. É Consultora, Avaliadora e Conferencista nacional e internacional. É Decana da Faculdade Cesgranrio, Coordenadora do Centro de Avaliação na Fundação CESGRANRIO e Membro da American Evaluation Association.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA

CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA

Assista os Cinco Vídeos abaixo e solicite seu certificado gratuitamente de:
"Curso Livre de Humanidades - Filosofia".

Solicite seu certificado aqui. 

O certificado será emitido pelo 

CETEP - Teologia e Psicanálise 

CNPJ 21.298.709/0001-95

CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA 1

CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA 2

CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA 3

CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA 4

CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA 5

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Livros Indicados - Raros e Importantes


Livros Indicados - Raros e Importantes


Sociologia/Antropologia/Gestão

Um Exemplar Disponível - 14/11/2018 

Mulheres Camponesas - Trabalho e Engajamentos Políticos

Delma Pessanha Neves e Leonilde Servolo Medeiros








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Tipo: seminovo/usado
Editora: Uff
Ano: 2013
Estante: Sociologia
Peso: 1210g
Idioma: Português
Cadastrado em: 07 de novembro de 2018
Descrição: Exemplar em ótimo estado, com carimbo. Cód B3

R$ 245,00 
Pedido livrospalavras@hotmail.com
Whatsapp (21) 98376-2269 


Artes Plásticas - o Nacional e o Popular na Cultura Brasileira

Carlos Zilio e João Luiz Lafetá e Ligia Chiappini


Resultado de imagem para Artes Plásticas - o Nacional e o Popular na Cultura Brasileira Carlos Zilio e João Luiz Lafetá e Ligia ChiappiniTipo: seminovo/usado
Editora: Brasiliense
Ano: 1982
Estante: Sociologia
Peso: 780g
Idioma: Português
Cadastrado em: 12 de novembro de 2018
Descrição: Exemplar em bom estado, bordas amareladas pela ação do tempo. Cód B50


R$ 178,00 
Pedido livrospalavras@hotmail.com
Whatsapp (21) 98376-2269 

O Desafio das Línguas - da Má Gestão ao Bom Senso








Tipo: seminovo/usado
Editora: Pontes - Bel
Ano: 2002
Estante: Comunicação
Peso: 780g
Idioma: Português
Cadastrado em: 26 de setembro de 2018
Descrição: Livro em ótimo estado, possui dedicatória na folha de rosto. Cód B24

R$ 225,00







 







Problemas Brasileiros de Antropologia

Gilberto Freyre


Resultado de imagem para Problemas Brasileiros de Antropologia Gilberto Freyre
Tipo: seminovo/usado
Editora: José Olympio
Ano: 1973
Estante: Antropologia
Peso: 1155g
Idioma: Português
Cadastrado em: 08 de novembro de 2018
Descrição: Exemplar em bom estado, bordas amareladas pela ação do tempo. Cód B66


R$ 98,00 
Pedido livrospalavras@hotmail.com
Whatsapp (21) 98376-2269


A Empresa Sustentável

Capa ilustrativa
R$ 58,90








Tipo: seminovo/usado
Editora: Campus
Ano: 2007
Estante: Administração
Peso: 710g
Idioma: Português
Cadastrado em: 03 de setembro de 2018
Descrição: Livro em bom estado, borda com leve manchinha. Cód 403


Liderança Estratégica

Resultado de imagem para Liderança Estratégica Walter Cristie Silva Aguiar











R$ 74,00 







Tipo: seminovo/usado
Editora: Do Autor
Ano: 2011
Estante: Administração
Peso: 540g
Idioma: Português
Cadastrado em: 02 de setembro de 2018
Descrição: Livro em bom estado. Autografado. Cód 403









sábado, 10 de novembro de 2018

Para se entender Pierre Bourdieu


Pierre Bourdieu








Artigos sobre a obra de Pierre Bourdieu



Uma introdução a Pierre Bourdieu




















sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Roberto DaMatta analisa a sociedade brasileira contemporânea

Roberto DaMatta analisa a sociedade brasileira contemporânea

"Sabe com quem está falando?" "O jeitinho brasileiro".



"Ser comum é ser inferior". "Os inimigos da igualdade".

"Paradoxos de uma sociedade que vive pela amizade".

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Aula Magna sobre o SAEB - Prof. Dr. Glauco Aguiar

Faculdade CESGRANRIO
Aula excepcional sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica com Professor Dr. Glauco Aguiar.
Todos agradecemos!


III CICLO DE DEBATES EM AVALIAÇÃO

Faculdade Cesgranrio
III CICLO DE DEBATES EM AVALIAÇÃO
Dia 10 de Novembro de 2018.
Sábado às 10h manhã.
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA
Profª Drª Thelma Polon
Coordenador Prof. Glauco Aguiar


sábado, 20 de outubro de 2018

III CICLO DE DEBATES EM AVALIAÇÃO

FACULDADE CESGRANRIO
Palestra sobre avaliação
III Ciclo de Debates em Avaliação
Profa. Dra. Gisela Cordeiro FIOCRUZ
Avaliação Desempenho SUS Atendimento Tuberculose
Excelente palestra que reflete as dificuldades e soluções no atendimento primário na área.

Arte Barroca e Rococó

ARTE BARROCA E ROCOCÓ


sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Linguagem e Metalinguagem

Linguagem e metalinguagem
"A lógica ocupa-se com a linguagem formal ou com a linguagem simbólico científica. Por ser um discurso ou uma linguagem que fala de outro discurso ou de outra linguagem, se diz que ela é  uma  metalinguagem."


Para conseguir seu propósito, a lógica distingue dois níveis de linguagem:
1.  linguagem natural, isto é, aquela que usamos em nossa vida cotidiana, nas artes, na política, na filosofia;
2.  linguagem formal, isto é, aquela que é construída segundo princípios e regras determinados que descrevem um tipo específico de objeto, o objeto das ciências.
Essa distinção também pode ser apresentada como diferença entre dois tipos de linguagem simbólicas:
1. a  linguagem simbólica cultural  (a linguagem  “natural”), que usa signos, metáforas, analogias, esquemas para exprimir significações cotidianas, religiosas, artísticas, políticas, filosóficas. A principal característica desse simbolismo é ser conotativo, isto é, os símbolos carregam muitos sentidos e referem-se a muitas significações. A linguagem cultural é polissêmica, isto é, nela as palavras possuem inúmeros significados;
2. a  linguagem simbólica lógico-científica  (a linguagem  “construída”), que usa um sistema fechado de signos ou símbolos (o algoritmo), em que cada símbolo é símbolo de uma única coisa e corresponde a uma única significação. Sua principal característica é ser essencialmente um simbolismo  denotativo  ou indicativo, evitando a polissemia e afirmando a univocidade do sentido simbolizado. Por exemplo: H2O, +, x, =, →, ≡, etc. são símbolos denotativos ou indicativos de um só objeto ou de um só sentido; são algoritmos.
A lógica ocupa-se com a linguagem formal ou com a linguagem simbólicocientífica. Por ser um discurso ou uma linguagem que fala de outro discurso ou de outra linguagem, se diz que ela é  uma  metalinguagem.
Na vida cotidiana, podemos dizer, por exemplo, uma frase como:  “O Sol é uma estrela”. A lógica começará dizendo:  “A frase  ‘O Sol é uma estrela’  é uma proposição afirmativa”. Prosseguirá dizendo:  “A proposição  ‘A frase  O Sol é uma estrela  é uma proposição afirmativa’  é uma proposição verdadeira”. E assim por diante. A ideia da lógica como metalinguagem transparece com clareza quando examinamos, por exemplo, as teses principais do austríaco Ludwig Wittgenstein, cuja influência seria sentida por toda a lógica do século passado:
1. qualquer proposição que tenha significado é composta por proposições elementares, nas quais se encontra a verdade ou falsidade da proposição com significado;
2. as proposições elementares adquirem significado porque afiguram (retratam) o mundo não como fatos e coisas, mas como  “estado de coisas”;
3. as proposições da lógica são verdadeiras independentemente das noções de “significado”  e de  “estado de coisas”, porque, rigorosamente, não falam de nada, pois referem-se  a qualquer fato, significado ou estado de coisas que possam ocorrer ou não no Universo. As proposições lógicas são  verdades vazias, referidas apenas ao próprio uso das convenções lógicas. (Convite a Filosofia - Marilena Chauí).

domingo, 14 de outubro de 2018

Semana Cultural Cesgranrio

Semana Cultural Cesgranrio



O Centro Cultural da Fundação Cesgranrio apresenta, entre os dias 23 e 30 de outubro de 2018, a primeira edição da Semana Cultural Cesgranrio, um evento gratuito que celebra as diversas expressões artísticas brasileiras.

Importantes nomes da cena cultural do país, como Fernanda Montenegro, Elza Soares, Baby do Brasil, Jout Jout, Nelson Sargento, Andrea Beltrão e Gregório Duvivier se apresentam durante oito dias, em mais de 30 atrações espalhadas pelo campus da Fundação Cesgranrio, no bairro carioca do Rio Comprido.  

Reunindo teatro, música, dança, literatura, audiovisual e artes plásticas, o evento marca fortemente a importância da interculturalidade e oferece ao público de todas as idades a oportunidade de desfrutar de shows, exposições, debates, palestras e oficinas de excelente qualidade.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

A DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE – MÁRCIO RUBEN


A DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE – MÁRCIO RUBEN

Identidade na Modernidade
O paradigma da noção substancial de identidade no pensamento moderno remonta ao cogito cartesiano: o Eu como essência e unidade, fixo, essencialmente inato e inalterável.
De forma bem distinta, autores tão diferentes como Hume, Kierkegaard, Marx, Nietzsche ou Sartre consideram, pelo contrário, a identidade essencialmente como resultado de uma construção do próprio Eu: o sujeito enquanto projeto de cada indivíduo, criado ao longo da sua vida e desenvolvido pela ação, o "Eu com uma dimensão infinita" que permite a cada um escolher a sua própria identidade.

A crítica Pós-moderna

A crítica à noção moderna de identidade - o eu como realidade profunda, substancial, coerente e dotado de força emancipatória - que logo toma a forma de uma refutação das próprias noções de sujeito e identidade, apresentadas como mito, ilusão, puras construções da linguagem e (ou) do poder. Versões particulares, mas com variações mínimas desta narrativa surgem na "genealogia da alma moderna" de Foucault, no sujeito como resíduo, sem identidade fixa, radicalmente descentrado, errático e esquizoide de Deleuze.

A Autonomia
A autonomia descentrada em todas estas dimensões define a imagem de um sujeito capaz de "dispor criativamente das suas necessidades, de apresentar a sua própria vida de uma forma eticamente refletida e de proceder à aplicação das normas universais de modo adequado ao contexto" (Honneth, 1993: 271).

A identidade cultural na pós-modernidade
“O sujeito previamente vivido como tendo uma identidade estável e unificada, está se tornando fragmentado; composto não de uma única, mas de várias identidades, algumas vezes contraditórias ou não resolvidas” (Hall, 2001, p. 12). Ele pode assumir identidades diferentes em diferentes momentos e, obviamente, elas não estarão unificadas em torno do “eu” coerente. A segurança e a coerência de uma identidade plena são apenas uma fantasia.
Sem um centro estável, além da desarticulação da coerência do passado, há a possibilidade de novas articulações no presente. Ou seja, a criação de novas identidades.

domingo, 16 de setembro de 2018

Scielo - Livros sobre Avaliação

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 Scielo - Livros  sobre Avaliação

(eISBN:9788523209315)
Organizador(es): Lordêlo, José Albertino Carvalho; Dazzani, Maria Virgínia
Editora: EDUFBA
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: A avaliação do contexto da instituição educacional pode ser vista de vários ângulos, desde o ponto de vista estritamente didático e das estratégias de avaliação da aprendizagem escolar até questões epistemológicas, sociais e políticas que estão implicadas na instituição educacional e em outras instituições que envolvem relações de saber-poder. Esse livro expressa um explícito compromisso com a qualidade e democratização da educação e praticando um diálogo que envolve muitas vozes. Esse compromisso será compartilhado com o leitor, especialista ou não.
2.
(eISBN:9788561673550)
Organizador(es): Rossit, Rosana Ap. Salvador; Storani, Karin
Editora: Editora Fap-Unifesp
Idioma(s): Português
Ano: 2010
Sinopse: A fim de atuar com eficiência e eficácia, é imprescindível que o processo educacional, principalmente o que se realiza na universidade, seja avaliado permanentemente quanto ao desempenho da instituição, bem como quanto ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Os autores traçam uma retrospectiva da avaliação, percorrendo um longo caminho que vai dos anos de 1930 até hoje. Estabelecem clara distinção entre avaliação formativa e avaliação somativa, explicando seus limites e alcances com exemplos elucidativos. Ressalte-se a contribuição dos autores para enfrentar um fenômeno bastante novo: como avaliar os estudantes quando se trabalha com Educação a Distância? O que dizer sobre o recurso à informática ao longo do processo educacional? Os textos abrangem diferentes áreas do conhecimento: das ciências exatas às ciências da saúde, das ciências humanas às ciências sociais aplicadas.
3.
(eISBN:9788523209346)
Organizador(es): Tenório, Robinson Moreira; Vieira, Marcos Antônio
Editora: EDUFBA
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: O livro é uma coletânea de artigos produzidos nos dois últimos anos pelo Grupo de Avaliação da FACED. São 11 artigos produzidos por 16 autores, imprimindo um caráter multidisciplinar e interdisciplinar ao conjunto da obra.
4.
(eISBN:9788575414033)
Organizador(es): Hartz, Zulmira Maria de Araújo
Editora: Editora FIOCRUZ
Idioma(s): Português
Ano: 1997
Sinopse: Emerge da convicção sobre a efetividade possível das ações programáticas para evitar ou reduzir o sofrimento causado pelos problemas de saúde. Reúne especialistas brasileiros e canadenses para discutir conceitos e métodos da avaliação na saúde, valendo-se, como exemplo, de desenho metodológico na implantação de um programa em sistemas locais de saúde no Nordeste brasileiro. Com texto fluente e atual, a coletânea incita a transpor a "tradição" do planejamento, diferenciando conceitos de avaliação normativa e pesquisa avaliativa, para favorecer o conhecimento das práticas em saúde na pesquisa-ação sobre serviços.
5.
(eISBN:9788575412411)
Editora: Editora FIOCRUZ
Idioma(s): Português
Ano: 1999
Sinopse: Sem cair no diletantismo acadêmico tão comum ao se abordar um tema de ponta, contemporâneo e fascinante como o que é tratado neste livro, os autores objetivam, por meio do resgate de fundamentos conceituais e do surgimento de inovações relacionadas ao manejo de risco com avaliação e gestão, introduzir avanços tecnológicos ainda não aplicados em nosso país. Como resultado, uma reflexão sobre planejamento, gestão, processos e modelos de promoção da saúde ambiental e, ainda, avaliação de riscos ambientais à saúde humana e aos ecossistemas. Instiga o diálogo entre cientistas, planejadores e usuários da saúde coletiva e da engenharia sanitária, o que certamente possibilitará melhores práticas sociais e científicas para ambos os campos.

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