domingo, 16 de setembro de 2018

Scielo - Livros sobre Avaliação

CLIQUE NA IMAGEM
 Scielo - Livros  sobre Avaliação

(eISBN:9788523209315)
Organizador(es): Lordêlo, José Albertino Carvalho; Dazzani, Maria Virgínia
Editora: EDUFBA
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: A avaliação do contexto da instituição educacional pode ser vista de vários ângulos, desde o ponto de vista estritamente didático e das estratégias de avaliação da aprendizagem escolar até questões epistemológicas, sociais e políticas que estão implicadas na instituição educacional e em outras instituições que envolvem relações de saber-poder. Esse livro expressa um explícito compromisso com a qualidade e democratização da educação e praticando um diálogo que envolve muitas vozes. Esse compromisso será compartilhado com o leitor, especialista ou não.
2.
(eISBN:9788561673550)
Organizador(es): Rossit, Rosana Ap. Salvador; Storani, Karin
Editora: Editora Fap-Unifesp
Idioma(s): Português
Ano: 2010
Sinopse: A fim de atuar com eficiência e eficácia, é imprescindível que o processo educacional, principalmente o que se realiza na universidade, seja avaliado permanentemente quanto ao desempenho da instituição, bem como quanto ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Os autores traçam uma retrospectiva da avaliação, percorrendo um longo caminho que vai dos anos de 1930 até hoje. Estabelecem clara distinção entre avaliação formativa e avaliação somativa, explicando seus limites e alcances com exemplos elucidativos. Ressalte-se a contribuição dos autores para enfrentar um fenômeno bastante novo: como avaliar os estudantes quando se trabalha com Educação a Distância? O que dizer sobre o recurso à informática ao longo do processo educacional? Os textos abrangem diferentes áreas do conhecimento: das ciências exatas às ciências da saúde, das ciências humanas às ciências sociais aplicadas.
3.
(eISBN:9788523209346)
Organizador(es): Tenório, Robinson Moreira; Vieira, Marcos Antônio
Editora: EDUFBA
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: O livro é uma coletânea de artigos produzidos nos dois últimos anos pelo Grupo de Avaliação da FACED. São 11 artigos produzidos por 16 autores, imprimindo um caráter multidisciplinar e interdisciplinar ao conjunto da obra.
4.
(eISBN:9788575414033)
Organizador(es): Hartz, Zulmira Maria de Araújo
Editora: Editora FIOCRUZ
Idioma(s): Português
Ano: 1997
Sinopse: Emerge da convicção sobre a efetividade possível das ações programáticas para evitar ou reduzir o sofrimento causado pelos problemas de saúde. Reúne especialistas brasileiros e canadenses para discutir conceitos e métodos da avaliação na saúde, valendo-se, como exemplo, de desenho metodológico na implantação de um programa em sistemas locais de saúde no Nordeste brasileiro. Com texto fluente e atual, a coletânea incita a transpor a "tradição" do planejamento, diferenciando conceitos de avaliação normativa e pesquisa avaliativa, para favorecer o conhecimento das práticas em saúde na pesquisa-ação sobre serviços.
5.
(eISBN:9788575412411)
Editora: Editora FIOCRUZ
Idioma(s): Português
Ano: 1999
Sinopse: Sem cair no diletantismo acadêmico tão comum ao se abordar um tema de ponta, contemporâneo e fascinante como o que é tratado neste livro, os autores objetivam, por meio do resgate de fundamentos conceituais e do surgimento de inovações relacionadas ao manejo de risco com avaliação e gestão, introduzir avanços tecnológicos ainda não aplicados em nosso país. Como resultado, uma reflexão sobre planejamento, gestão, processos e modelos de promoção da saúde ambiental e, ainda, avaliação de riscos ambientais à saúde humana e aos ecossistemas. Instiga o diálogo entre cientistas, planejadores e usuários da saúde coletiva e da engenharia sanitária, o que certamente possibilitará melhores práticas sociais e científicas para ambos os campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme

Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme para ...