Por que avaliar?

Por que avaliar?
 A avaliação não é arcana ou inacessível.  Na verdade, nos engajamos continuamente em processos de avaliação.  Por exemplo, avaliamos o que vestiremos, o que vamos comer, qual caminho tomar para o trabalho, como as pessoas responderão às nossas ideias e assim por diante.  A avaliação é parte do que fazemos no curso normal da vida cotidiana.  No entanto, a conduta sistemática e profissional de avaliação é realizada quando há alguma decisão a ser tomada ou alguma forma de aprendizagem é necessária a fim de agir a curto ou longo prazo.  É conduzido quando há evidência suficiente de que as respostas às questões avaliativas são importantes o suficiente para justificar o gasto de recursos para empreender uma abordagem formal ou sistemática, versus um tipo de julgamento informal e ad hoc.  Por exemplo, você concordaria em se submeter à cirurgia com base na declaração de um médico: "Tenho um palpite de que isso pode ajudar você"?  Provavelmente, você procuraria informações adicionais ou uma segunda opinião.  Ou pense em todos os processos de mudança organizacional que foram implementados ao longo dos anos.  A diretoria ou a liderança executiva de uma organização implementaria um programa apenas porque parecia uma boa ideia?  Ok, essa foi uma pergunta capciosa;  isso acontece o tempo todo, infelizmente.  Mas pense no dinheiro que foi desperdiçado porque “boas ideias” não são avaliadas ou, com a mesma frequência, são consideradas falhas!  O ponto importante aqui é que a avaliação sistemática e profissional agrega valor à organização e ao trabalho de seus membros.  Portanto, acreditamos que a avaliação deve ser integrada às práticas de trabalho de uma organização pelos seguintes motivos (ver Figura 1.2).  Cada um dos benefícios descritos depende dos resultados da avaliação que estão sendo usados.

 Avaliação pode contribuir para melhorar a qualidade
 Quando uma avaliação se concentra em questões relacionadas ao programa ou à qualidade do produto, por exemplo, clientes internos ou externos ou clientes podem ter mais confiança em usar, participar ou comprar o programa ou produto.  Os dados coletados para a avaliação fornecem evidências de qualidade de acordo com algum conjunto predeterminado de padrões.  Por exemplo, um fornecedor de programas de treinamento pode usar os resultados da avaliação de workshops específicos para divulgar a qualidade de seus programas em seus folhetos de marketing.
Avaliação pode contribuir para o aumento do conhecimento entre os membros da organização, construindo sua capacidade de avaliação
 A avaliação leva ao aumento do conhecimento entre os membros da organização de pelo menos duas maneiras.  Primeiro, aqueles que participam da avaliação passam a conhecer e entender a avaliação de forma mais completa.  Em segundo lugar, eles aprendem sobre boas práticas de avaliação se estiverem envolvidos no desenho e implementação da avaliação e, portanto, podem estar mais dispostos e aptos a facilitar futuras avaliações.  Por exemplo, a equipe do programa em uma agência sem fins lucrativos que teve envolvimento limitado em atividades de avaliação formal aprende que o programa está tendo um impacto significativo em um conjunto de clientes, mas está perdendo a marca em outro segmento.  Durante muito tempo, eles acharam que isso poderia ser verdade, mas agora a avaliação confirma essa situação.  Como resultado, eles podem discutir as especificidades da lógica do programa e identificar estratégias para revisar o programa.  Eles também aprendem que a avaliação não precisa ser uma atividade ameaçadora e devem estar desenvolvendo planos para uma ou mais avaliações durante o ano.

 FIGURA 1.2 Razões para Avaliar



 Avaliação pode ajudar a priorizar recursos
 Dadas as múltiplas demandas impostas aos membros da organização hoje em dia, geralmente há mais necessidades de serviços e programas do que a possibilidade de encontrar recursos humanos e financeiros disponíveis.  A avaliação pode ajudar a identificar os programas, serviços e produtos mais importantes para o sucesso da organização.  Ele também pode ajudar a priorizar as coisas que a organização precisa prestar atenção mais cedo ou mais tarde.  Como uma ferramenta de tomada de decisão, a avaliação ajuda a determinar o que vale a pena desenvolver ou continuar.  Em suma, a avaliação faz um bom sentido econômico.  Por exemplo, muitas organizações têm pequenos departamentos de treinamento e desenvolvimento organizacional ou de melhoria de desempenho que não conseguem atender todas as necessidades da organização de uma só vez.  Para ajudar a priorizar o que fazer primeiro, um treinador pode realizar uma avaliação de necessidades para entender melhor as prioridades da organização para melhorar.

(evaluation of organizations - Darlene Russ-eft e Hallie Preskill)

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