Márcio Ruben
Plataforma Qedu de Indicadores Educacionais
Trata-se
de um portal que reúne dados educacionais da Prova
Brasil,
o Censo Escolar, Ideb e Enem, por escola, cidade,
estado e para o Brasil.
Prova
Brasil - Comparação: o estado do Paraná e outros estados do sul e sudeste.
Baseado
nos dados do QEdu fiz uma análise comparativa dos índices de aprendizagem
adequado[1] dos resultados da Prova
Brasil na Região Sul do Brasil,
comparando os resultados do Paraná, com outros estados da região. Também
comparei os índices com os estados da Região Sudeste e as cidades de São Paulo
e Rio de Janeiro.
Prova Brasil - A Prova Brasil
é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais
e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta
avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas
séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por
ente federativo.
Quem
faz a prova?
·
Alunos do 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino
Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais
·
Alunos do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino
Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais
Como
o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país)
não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por uma questão de
logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus
alunos não participaram. Além disso, a participação não é obrigatória.
Participam
as escolas urbanas e rurais que possuam pelo menos 20 alunos nas séries
avaliadas. Escolas com até 10 alunos nas
séries avaliadas podem pleitear a realização da Prova Brasil. Muitas aderem
para terem o resultado do Ideb, já que a nota da Prova Brasil é um dos
componentes do índice. (QEdu, 2013)
Escala
Saeb – Aprendizagem Adequada
A aprendizagem
adequada se baseia na porcentagem de alunos com coeficiente proficiente ou
avançado. Abaixo criei uma tabela baseada nos dados do QEdu/INEP para facilitar
a compreensão.
Figura 1 – Índice de
aprendizado adequado
Escala Saeb |
|
aprendizado adequado – proficiente ou
avançado |
|
Língua Portuguesa – 5º Ano |
Insuficiente:
0 a 149 pontos |
Básico:
150 a 199 pontos |
|
Proficiente:
200 a 249 pontos |
|
Avançado:
Igual ou maior que 250 pontos |
|
Língua Portuguesa – 9º Ano |
Insuficiente:
0 a 199 pontos |
Básico:
200 a 274 pontos |
|
Proficiente:
275 a 324 pontos |
|
Avançado:
Igual ou maior que 325 pontos |
|
Matemática – 5º Ano |
Insuficiente:
0 a 174 pontos |
Básico:
175 a 224 pontos |
|
Proficiente:
225 a 274 pontos |
|
Avançado:
Igual ou maior que 275 pontos |
|
Matemática – 9º Ano |
Insuficiente:
0 a 224 pontos |
Básico:
225 a 299 pontos |
|
Proficiente:
300 a 349 pontos |
|
Avançado:
Igual ou maior que 350 |
Fonte: O autor
– adaptado, com os dados do QEdu
Comparação,
com base na Prova Brasil 2017, entre o estado do Paraná e outros estados do sul
do Brasil e sudeste.
Paraná
Aprendizado
dos alunos do Paraná – 5º ano - Português
A proporção de alunos que
aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o
5º ano na rede pública de ensino é de 71%. Dos 131.110 alunos, 93.599
demonstraram o aprendizado adequado.
Aprendizado
dos alunos do Paraná – 5º ano – Matemática
A proporção de alunos que
aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 5º ano na
rede pública de ensino é de 63%. Dos 131.110 alunos, 82.206 demonstraram o
aprendizado adequado.
Aprendizado
dos alunos do Paraná – 9º ano – Português
A proporção de alunos que
aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o
9º ano na rede pública de ensino é de 41%. Dos 130.239 alunos, 53.780
demonstraram o aprendizado adequado.
Aprendizado
dos alunos do Paraná – 9º ano – Matemática
A proporção de alunos que
aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 9º ano na
rede pública de ensino é de 21%. Dos 130.239 alunos, 27.148 demonstraram o
aprendizado adequado.
Comentário
Os
alunos até ao 5º ano da rede pública na competência de leitura e interpretação
de textos do estado do Paraná têm um índice de aprendizado adequado (71%) superior
ao nacional que é de 56%, superior ao Rio Grande do Sul – 61% e igual ao de
Santa Catarina, 71%.
Os
alunos até ao 9º ano da rede pública na competência de leitura e interpretação
de textos do estado do Paraná têm um índice de aprendizado adequado (41%)
superior ao nacional que é de 34%, inferior ao Rio Grande do Sul – 42% e
inferior ao de Santa Catarina, 46%.
Os
alunos até ao 5º ano da rede pública na competência resolução de problemas do
estado do Paraná têm um índice de aprendizado adequado (63%) superior ao
nacional que é de 44%, superior ao Rio Grande do Sul – 47% e superior ao de
Santa Catarina, 59%.
Os
alunos até ao 9º ano da rede pública na competência resolução de problemas do
estado do Paraná têm um índice de aprendizado adequado (21%) superior ao
nacional que é de 15%, superior ao Rio Grande do Sul – 20% e inferior ao de
Santa Catarina, 24%.
Vale
observar que o índice de aprendizado adequado do 9º ano na competência
resolução de problemas – matemática - nas escolas públicas, é
muito baixo em todo sul do país e em todo Brasil.
Se
compararmos o índice do Paraná, na mesma competência e ano (matemática, 9º ano)
é superior ao Rio de Janeiro de 15%, de São Paulo, 19%, do Espírito Santo, 20%
e de Minas Gerais de 20%.
Na
capital do Paraná, Curitiba, o índice na mesma competência e ano (matemática,
9º ano) é de 23%, superior ao do estado. Dos 17.636 alunos, 4.123 demonstraram
o aprendizado adequado. Na cidade de São Paulo o índice ainda é menor, de 12% e
da cidade do Rio de Janeiro, de 21%.
Vale
ressaltar que Santa Catarina tem índice na mesma competência e ano (matemática,
9º ano) de 24%. Dos 74.803 alunos, 18.225 demonstraram o aprendizado adequado.
A capital, Florianópolis tem índice de 21%. O número de alunos é um problema,
pois segundo as informações do QEdu, houve mascaramento dos resultados – mais
informações acesso ao site.
Segundo o QEdu - Prova Brasil 2017 - No
Brasil, 8 de cada 10 alunos concluintes do ensino fundamental não aprenderam o
adequado em Matemática. Veja a situação em cada estado.
[1] A
aprendizagem adequada se baseia na porcentagem de alunos com coeficiente
proficiente ou avançado. (QEdu, 2013).
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