sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

O ceticismo empírico dos gregos

 O CETICISMO EMPÍRICO DOS GREGOS

TEKNAI - ARTES, EPISTEMI - CIÊNCIA

CRÍTICO AO DOGMATISMO

DEFENSOR DAS ARTES

RECONHECE OS FENÔMENOS  NATURAIS

AS EXPERIÊNCIAS DO MUNDO E DA VIDA SÃO IRRECUSÁVEIS

Nessa vida comum do mundo, detectamos regularidades. 

As tecnais observam, a medicina, a arte da navegação, usam o passado para dizer o futuro. As experiências que vivenciamos. 

Basear-se nas evidências é aquilo que se dá numa experiência comum que se dá a todos nós.




quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Avaliar é amar.

AVALIAR É AMAR
“É preciso criar uma Casa da Avaliação que funcione como uma base para as aplicações, seja na propriedade ou em outros lugares, e desenvolva seus próprios estudos sobre a avaliação. Este trabalho é uma tentativa de esboçar um plano para esta estrutura e começar a construir sobre as pedras da fundação que já se encontram no local há muito tempo. Mas ele precisa começar recorrendo contra a legislação discriminatória de zoneamento que visa especificamente excluir uma Casa-Grande da Avaliação.” Scriven
Avaliar algo é descobrir erros e acertos. Discernir o certo do errado. Não com a intenção de fulminar, exterminar, mas de edificar e fortalecer. Se não houver união e propósito o edifício sólido de um programa é só aparência. Só mais uma construção na areia, que vindo os desafios e as tempestades contrárias toda estrutura se desmorona. Saber avaliar um programa e sua implementação é descobrir algo de valor, é encontrar um tesouro. Descobrir que determinado programa vai dar certo, corrigir os erros sem olhar as muralhas a nossa frente. Na verdade ultrapassá-las, derrubá-las. Gigantes serão derrubados com as armas da excelente avaliação. Avaliar exige estratégia e abordagens. Uma boa metodologia. Um bom cheiro do dia a dia. Saber conviver e entender o contexto. Se fazer de tudo para de todos os meios entender a todos. Sentir no corpo as marcas de um projeto, um programa. Saber avaliar é amar, e o amor não se porta com leviandades, não se ensoberbece. Antes cuida, tem interesse, se aprofunda. Sabe que futuros brilhantes estão à frente dos assistidos por um programa. A nossa esperança nos leva a acreditar em um futuro promissor. Em um lugar onde jovens, homens e mulheres terão seu lugar de destaque, um lugar de leite e mel, de êxito e sucesso. Márcio Ruben -Tecs.info


quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Engenharia de Software e a Gestão da Avaliação

Efeito de Onda



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domingo, 10 de janeiro de 2021

A GRANDE PEGADA

Efeito de Onda

 A GRANDE PEGADA



PÉ GRANDE




Avaliação

Grande pegada (marca) – se decompõe em seis dimensões:

·         Profundidade: importância que a pegada deixa sobre o indivíduo padrão afetado.

·         Extensão: duração dos efeitos sobre os indivíduos (marca do calcanhar – início e marca da sola do pé – duração dos efeitos).

·         Amplitude: quantidades de indivíduos afetados.

·         Quantidade: quantidade de esforços dentro do projeto.

·         Direção: o projeto deve caminhar para frente, não para os lados. Delineamento e implementação.

·         Localização: Como é o solo? Rochoso, não explorado, analisar a energia gasta, a redundância, os recursos disponíveis.

*Boas intenções ou objetivos podem não deixar pegadas. É preciso mostrar que seu projeto foi o responsável pelas pegadas. Pode haver marcas da sola sem marcas do calcanhar. A areia soprada sobre as pegadas podem apagá-las.  







sábado, 5 de dezembro de 2020

LISTA CHAVE DA AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS (AT)

 

LISTA CHAVE DA AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS (AT) POR MICHAEL SCRIVEN*


  1. Nome, objetivo e natureza da Tecnologia. 
    • O que será avaliado? A descrição deve fornecer uma visão geral e um método de identificação da tecnologia utilizada.
  2. Teste de Desempenho.
    • Testar inclui testar a ergonomia (interface humana) da facilidade de aprendizado/uso, segurança, e assim por diante- e quaisquer outras características do design que não são testadas em outras rubricas. Assim, a estética do design deve ser testada no mercado onde houver sinais de reações fortemente favoráveis/não favoráveis, visto que isto afeta o uso e as vendas.
    • Testar inclui testar todas as 'características e falhas' que estejam relacionadas ao uso pretendido do produto ou não; bebês não leem manuais de instrução e sinais de aviso. E isso inclui encontrar características e defeitos não aparentes a partir de estudos de uso.
  3. População Impactada.
    • Quem será (ou foi) afetado, direta ou indiretamente?
  4. Análise de Custo.
    • Para cada subgrupo da população impactada. Deve incluir custos não monetários e monetários, por exemplo, custos à saúde, custos à qualidade de vida e vida profissional (por exemplo, nível de barulho), custos legais e éticos, isto é, todos os resultados negativos relacionados à obtenção e sustento da tecnologia. A AT é notável por sua preocupação com o impacto ambiental, por exemplo, efeitos sobre recursos escassos, poluição, efeitos da infraestrutura (por exemplo, as estradas e não as não as operações de mineração em si), perda de empregos, principalmente para grupos específicos (minorias, mulheres, mães, e assim por diante), efeitos sobre o setor privado, sobre a centralização do poder e habitação - tudo isto imediatamente e em  longo prazo, incluindo desdobramentos prováveis (note o componente do futurismo).
  5. Análise de Benefícios.
    • O outro lado da moeda dos custos. Notadamente os retornos à sociedade, como a geração de empregos (para começar e como os resultados da tecnologia), contribuições ao conhecimento ou progresso da tecnologia, empoderamento, redução da urbanização excessiva e benefícios éticos como melhorias nos direitos humanos; mais uma vez, imediatamente e em longo prazo, e derivações.
  6. Comparações.
    • Quais são as alternativas? Como elas se comparam? É hora de lembrar as lições da tecnologia apropriada. Heliógrafos provavelmente são melhores do que telégrafos, mas eles são esquecidos no andar do progresso, concebido de maneira simplista.
  7. Impacto sobre o mercado.
    • Aqui, é preciso distinguir diversos tipos de mercado: o 'mercado natural' (como com a apócrifa melhor ratoeira - o mercado encontra o produto) vs. o mercado artificial (cosméticos) vs. o mercado assistido (informações sem a venda ativa, por exemplo, planejamento familiar, mas possivelmente com algum esforço para relacionar populações para as quais não há retorno líquido independente, mas que se beneficiariam coletivamente, por exemplo, videodisk em escolas), mais uma vez, procure resultados de curto e longo prazo da tecnologia e das derivações prováveis.
  8. Avaliação Geral.
    • Combina o descrito anteriormente e se relaciona a questões relevantes, normalmente se deve oferecer apoio por meio de investimento de recursos escassos, facilitação etc., ou mudar para um banimento ou taxação. Normalmente, requer uma análise mais focada no custo-benefício do que uma de custo-efetividade direta. 
  9. Recomendações.
    • Se o conhecimento local e político for bom o bastante; nem sempre possível, mesmo quando uma AT abrangente é realizada porque, por exemplo, pode-se não ser capaz de prever qual será a resposta do mercado de capital a uma nova oferta. 
Referência: SCRIVEN, Michael. Avaliação, um guia de conceitos. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro. 2018.
Michael Scriven é professor honorário no departamento de Ciência Organizacional e do Comportamento da Claremont Graduate University, na Califórnia, EUA. Foi presidente da American Educational Research Association (AERA) e da American Evaluation Association (AEA). Recebeu prêmios diversos, incluindo o Lazarsfeld Award da AEA, por suas contribuições à Teoria da Avaliação. É autor de mais de 400 publicações nas áreas de Avaliação, Filosofia da Ciência e Computação.

Para lembrar: 

LISTA-CHAVE DE VERIFICAÇÃO DA AVALIAÇÃO (KEC).

Michael Scriven - Avaliação Um Guia de Conceitos


  1. DESCRIÇÃO: O que será avaliado? A descrição deve fornecer uma visão geral e um método de identificação do mesmo programa.
  2. ANTECEDENTES E CONTEXTO: A base da perspectiva e delineamento. (formativa vs. somativa, rigorosa vs. ritualística, baseada em objetivos vs. livre de objetivos...).
  3. CONSUMIDOR: Quem é impactado pelos efeitos diretos e indiretos do avaliado, o 'grupo impactado ao final da linha'.
  4. RECURSOS: O que está disponível para uso pelo ou para o avaliado?
  5. VALORES: A fonte dos parâmetros para converter fatos em conclusões avaliativas.
  6. PROCESSO: Aplicam-se os valores identificados no ítem 5 ao processo que identificou-se na Descrição (ítem 1). Em seguida aplica-se aos Recursos (ítem 4).
  7. RESULTADOS: Quais efeitos são produzidos pelo avaliado, intencionais ou não?
  8. CUSTOS: Monetário vs. Psicológico vs. De pessoal vs. Tempo vs. Espaço; inicial de. Recorrente; direto vs. Indireto; nominal vs. Descontado; atual vs de oportunidade; por componentes; quando apropriados.
  9. COMPARAÇÕES: com opções alternativas - inclua opções reconhecidas e não reconhecidas, as disponíveis atualmente das que podem ser construídas.
  10. GENERABILIDADE: Utilidade, se usado por ou para outras pessoas/ lugares/tempos/versões.
  11. SIGNIFICÂNCIA: Uma classificação da importância geral, aplicada a uma síntese, custo-eficácia.
  12. RECOMENDAÇÕES: Elas podem ou não serem solicitadas, e podem ou não acompanhar uma avaliação.
  13. RELATÓRIO: O vocabulário, extensão, formato, meio, tempo, localização e pessoal para apresentação.
  14. META-AVALIAÇÃO: Este ponto de verificação é a ligação para um segundo nível de avaliação - Avaliação da avaliação da avaliação).

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Livros Utilizando Recursos Gratuitos Google e Marketing Digital e a Indústria 4.0

 

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sábado, 22 de agosto de 2020

Aprendendo a utilizar recursos do Google na sua avaliação (Gratuitos)

 Aprendendo a utilizar os recursos do Google na sua avaliação (Gratuitos)

 USAR APRESENTAÇÕES AO VIVO

Você pode incorporar o código fonte de sua apresentação e permitir que usuários controlem e vejam sua apresentação. Veja o exemplo abaixo:

(Pode definir quantidade e modelos de apresentações, se serão automatizadas ou não, com áudio ou não etc.)



USAR FORMULÁRIOS DINÂMICOS

Você pode criar formulários com perguntas de múltiplas escolhas, campo de preenchimento de nome, endereço, telefone, e-mail, respostas longas ou breves, recebimento no seu e-mail etc
(Pode definir tamanho do formulário, número de perguntas, criar as perguntas, receber documentos etc.)




USAR VÍDEOS DO YOUTUBE

Basta copiar link ou incorporar código fonte. Pode escolher o tamanho e enviar seus vídeos para o seu canal:



LEITURA DE UM LIVRO ONLINE

Você pode incorporar um livro para leitura online, com restrições, mas autorizado pelo editor.

São vários, alguns disponíveis para downloads. Do Books Google:






Querendo pode pedir recomendações, pois há inúmeras ferramentas online e inclusive serviços virtuais completos para você ou sua empresa.

Vamos agregar conhecimento avaliativo e recursos virtuais com armazenamento gratuito.

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terça-feira, 4 de agosto de 2020

CLAUDIO ULPIANO - PENSAMENTO E LIBERDADE EM SPINOZA (COMPLETO)

CLAUDIO ULPIANO - PENSAMENTO E LIBERDADE EM SPINOZA (COMPLETO)

Excepcional aula do saudoso professor: liberdade se opõe ao constrangimento. Os homens estão necessariamente  em confronto com forças que vêm de fora, o homem é um corpo apaixonado. Livre é aquele que é causa ativa de suas ações. Forças que vêm de dentro, força de potência. 
Pensador do Devir... - FOUCAULT, DELEUZE...




Leia mais: https://filosofia-com0.webnode.com/

domingo, 2 de agosto de 2020

Site sobre fontes de informação para monitoramento e avaliação



Site sobre fontes de informação para monitoramento e avaliação

Em Construção,  mas já com bastnte conteúdo site 

https://paineldeindicadores.webnode.com/

Painel de Indicadores



Nele você vai encontrar tabelas prontas do ibge,

Ibge e fiocruz ao vivo, indicadores da educação,  da saúde, economia, demográficos, do trabalho, publicaçôes para downloads grátis, material modelo para monitoramento e avaliação. Criei este site baseado nas aulas do Prof. Paulo Jannuzzi de mesmo nome. A cada dia vou adicionar conteúdo para ajudar todos aqueles que de alguma maneira se dedicam a monitorar e avaliar. 

Do seu amigo Prof. Márcio Ruben - Gestor de Avalição 

Visite:

Gestão  da Avaliação  e Tecnologia

E

Fontes de Informações para Monitoramento e Avaliação

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Umberto Eco entrevista Michel Foucault - Vídeo Raro

Michel Foucault - Arqueologia do Saber

Michel Foucault denunciou o domínio da razão. Uma sociedade moderna que discriminava todos que não se enquadravam em seus padrões. Toda sociedade do século XIX e metade do século XX tratou desvios como loucura. O conhecimento passou a ser um meio de controle. Quem fugia a este controle era punido. Foucault é estudado na Filosofia, na Psicologia e em diversas áreas. Escreveu A História da Loucura, Vigiar e Punir, Arqueologia do saber e outras obras. Foucault denunciou todo exagero dos instrumentos de controle. Aquilo que parece racional, pode ser uma xenofobia, ou uma rejeição a tudo que é diferente. Muitas vezes é mais fácil rotular ele é bom ou mau. Mas será que essencialmente é uma questão moral? Na origem é uma questão de capacidade. Foi lhe dado condições para ser uma melhor pessoa. A sociedade, o governo deu-lhe oportunidades? É muito fácil rotular moralmente o que não foi trabalho em sua capacidade. A questão é dar melhor condições de vida. Investir num ser humano melhor, mais capaz. Não considerar o outro inferior, pior, mau. Michel Foucault denunciou o poder padronizado da razão, contribuiu para a aceitação do outro. Os manicônios, os tratamentos dos doentes mentais mudou, hoje pensamos em inclusão, em adaptação, mas esse caminho não foi fácil.   Márcio Ruben, 2020.
 


"Termino aqui com este texto anônimo. Estamos agora muito longe do país dos suplícios, das rodas, dos patíbulos, das forcas, dos pelourinhos; estamos muito longe também daquele sonho que, cinqüenta anos antes, alimentavam os reformadores: a cidade das punições, onde mil pequenos teatros levariam à cena constantemente a representação multicor da justiça e onde os castigos cuidadosamente encenados sobre cadafalsos decorativos constituiriam a quermesse permanente do Código. A cidade carcerária, com sua "geopolítica" imaginária, obedece a princípios totalmente diferentes. O texto de La Phalange lembra alguns desses princípios mais importantes: que no coração da cidade e como que para mantê-la há, não o "centro do poder", não um núcleo de forças, mas uma rede múltipla de elementos diversos - muros, espaço, instituição, regras, discursos; que o modelo da cidade carcerária não é então o corpo do rei, com os poderes que dele emanam, nem tampouco a reunião contratual das vontades de onde nasceria um corpo ao mesmo tempo individual e coletivo, mas uma repartição estratégica de elementos de diferentes naturezas e níveis. Que a prisão não é filha das leis nem dos códigos, nem do aparelho judiciário; que não está subordinada ao tribunal como instrumento dócil e inadequado das sentenças que aquele exara e dos efeitos que queria obter; que é o tribunal que, em relação a ela, é externo e subordinado. Que, na posição central que ocupa, ela não está sozinha, mas ligada a toda uma série de outros dispositivos "carcerários", aparentemente bem diversos - pois se destinam a aliviar, a curar, a socorrer - mas que tendem todos como ela a exercer um poder de normalização. Que aquilo sobre o qual se aplicam esses dispositivos não são as transgressões em relação a uma lei "central", mas em torno do aparelho de produção - o "comércio" e a "indústria" -, toda uma multiplicidade de ilegalidades, com sua diversidade de natureza e de origem, seu papel específico no lucro, e o
destino diferente que lhes é dado pelos mecanismos punitivos. E que finalmente o que preside a todos esses mecanismos não é o funcionamento unitário de um aparelho ou de uma instituição, mas a necessidade de um combate e as regras de uma estratégia. Que, conseqüentemente, as noções de instituição de repressão, de eliminação, de exclusão, de marginalização, não são adequadas para descrever, no próprio centro da cidade carcerária, a formação das atenuações insidiosas, das maldades pouco confessáveis, das pequenas espertezas, dos procedimentos calculados, das técnicas, das "ciências" enfim que permitem a fabricação do indivíduo disciplinar. Nessa humanidade central e centralizada, efeito e instrumento de complexas relações de poder, corpos e forças submetidos por múltiplos dispositivos de "encarceramento", objetos para discursos que são eles mesmos elementos dessa estratégia, temos que ouvir o ronco surdo da batalha." Michel Foucault - Vigiar e Punir

Umberto Eco entrevista Michel Foucault - Vídeo Raro



terça-feira, 14 de julho de 2020

Martin Heidegger - o Dasein


Martin Heidegger - o Dasein

Heidegger analisa a ontologia contemporânea. Para ele o estudo do ser na Idade Média era chamado de ontologia, estudo do Ser. Todavia, ontologia é o estudo do ser, ôntico, que se refere aos entes. Pode-se dizer que ontologia se refere ao estudo do ser ou ente do homem. O homem é um ente no mundo. A fenomenologia de Husserl é aplicada por Heidegger no estudo do homem. Esse homem não se descobre apenas sendo um ente no mundo, um ser-aí. O dasein é este ser presente, consciente da sua existência, um ser engajado, atuante no presentificar do mundo. Consciente do agora, do que está ao seu redor. Vale para este ser o existir, o viver. Existir é mover-se na realidade deste mundo, é um presentificar, não é o devaneio de um passado distante ou um futuro inexistente. O dasein é o ser que existe na vivência do presente. Ser e tempo, é o ser no tempo presente, no presentificar aberto, sem cálculos perfeitos para o futuro, um ser aberto para inúmeras possibilidades, mas vive ou existe neste momento, existe antes de ser, pois existir é um ser aqui e presente. Este ser presente vive intensamente o momento, valorizando inúmeras possibilidades, não é a irresponsabilidade, mas a existência que projeta o futuro e dá continuidade ao presente. Ser que está no presente, no espaço, com as pessoas ao seu redor, olha para elas, e entende que ao fazerem parte da sua vida de alguma forma fenomenológica faz parte de seu ente aqui, do seu dasein, do ser no tempo, ou seu ser e tempo. "Somos seres temporais – nascemos e temos consciência da morte. Somos seres intersubjetivos – vivemos na companhia dos outros. Somos seres culturais – criamos a linguagem, o trabalho, a sociedade, a religião, a política, a ética, as artes e as técnicas, a filosofia e as ciências...O Ser é tempo." Marilena Chauí - Convite à Filosofia. Em outras palavras, o Ser está no mundo presente, no espaço, se relaciona, vive e convive com os seus próximos, nunca indiferente, ama, cuida, se faz um com o outro. "A constituição ontológico-existencial de todo o Dasein é baseada na temporalidade". Heidegger - Ser e Tempo Baixe Aqui o Livro Completo em Espanhol
Márcio Ruben - 2020


VÍDEO RARÍSSIMO - HEIDEGGER ENTREVISTADO POR UM MONGE BUDISTA



Entrevista sobre Heidegger na Floresta Negra

seu filho fala sobre o pai





Mais sobre Heidegger
Acesse aqui


Diagnóstico Socioterritorial


O que é um Diagnóstico Socioterritorial?

Esse curso é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV).


sexta-feira, 10 de julho de 2020

Painel de Indicadores

 

 

Painel de Indicadores

 

 



 

 



 

 



 

 



                                                                                                                                                    



Visite um exemplo que fiz

quinta-feira, 9 de julho de 2020

NOSSOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES SEGUNDO AEA

NOSSOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES
SEGUNDO AEA

  1. Investigação Sistemática: Conduzir investigações sistemáticas baseadas em dados.
  2. Competência: Fornecer desempenho competente para as partes interessadas.
  3. Integridade / Honestidade: Demonstrar honestidade e integridade em seu próprio comportamento e tentar garantir a honestidade e integridade de todo o processo de avaliação.
  4. Respeito pelas Pessoas: Respeitar a segurança, dignidade e valor próprio dos entrevistados, programa participantes, clientes e outras partes interessadas na avaliação.
  5. Responsabilidades para o bem-estar geral e público: Articular e levar em consideração a diversidade de interesses e valores gerais e públicos que podem estar relacionados com a avaliação.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Paciência e flexibilidade

PACIÊNCIA E FLEXIBILIDADE
Neste momento para quem estuda é tudo novo, a maioria. Para quem ensina também. Não é um EAD tradicional, que todos acessam algo pronto. Há interação, há conectividade. Há até muita criatividade. Ensinar com calor humano por meio digital. E a internet? Caindo, voltando, lenta e satisfatória... A gente acaba se acostumando. Mas muita, muita paciência. Maneira de ensinar com muita flexibilidade. Arquivo em Word, PDF, PPT, áudio, vídeo, aplicativo, plataforma, grupo Whatsapp... Paciência, pois ensinar não é reprovar, é fazer o aluno aprender, desenvolver, crescer. Mudar e transformar. Quando recebo dos meus alunos resposta pelo Whatsapp, mostrando o que aprenderam, não com textos e laudas rebuscadas de erudição, mas num bate papo descontraído e cheio deles mesmos, fico muito feliz. Em meio aos intempéries da vida, encontraram tempo para ler e assimilar. Uma educação libertadora, se desfaz de todo autoritarismo, de toda tradicionalidade arcaica e evolui, moderniza. Quem cria barreiras para isto está fadado ao ostracismo. Envelhece envelhecendo, ensina sem ensinar.  Parabéns a todos, alunos, alunas, professoras e professores, quem em meio as dificuldades não desistem e continuam, permanecem e fazem história!
Do aluno e professor Márcio Ruben

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