sexta-feira, 25 de março de 2022
terça-feira, 30 de novembro de 2021
Neuroliteratura Paulo Werneck
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
ENEM DIGITAL 2021
Em 1986 terminava meu Ensino Médio, na época 2°grau. Nem imaginava em ENEM quanto mais digital. Antigamente era apenas o vestibular. Os anos passaram trabalhei em tantas profissões de auxiliar de estofados, serralheiro e vidraceiro, a datilógrafo e operador de computador. No Exército um micro computador com Winchester. Unidade de fits magnética. Fazia desenho em print Master. Os tempos passaram estudei Teologia, bacharelado, pós graduação em Filosofia, Gestão da Avaliação, Pedagogia e minha grande paixão Análise de Sistemas e até uma pós-graduação em Ciência de Dados. Professor e supervisor de vendas on-line atualmente, segundo ano que sou supervisor de tecnologia do ENEM DIGITAL. Experiência única e gratificante para mim. Após um ano de ter sofrido 2 AVCs ainda posso experimentar nos meus 53 anos de idade a inovação e o avanço tecnológico da avaliação. O ENEM DIGITAL é um grande avanço na avaliação de larga escala. Algo seguro e rápido. Sem muito papel os dados são enviados online ao servidor. Além de ser simples o preparo da máquina para a prova, um processo inovador e o fruto do avanço tecnológico. Certamente avançará mais. Hoje 2021 quem diria que realizar avaliação para o Ensino Superior seria tão eficazmente rápido e eficiente. Aliás aprendi na faculdade sobre eficácia e eficiência, e o ENEM DIGITAL é tudo isso. Vejo que o tempo passou, as linguagens de programação mudaram. Do D-basic chegamos ao PHP, C++ e Python. Os Bancos de Dados virtuais, Big Datas. E assim no seu segundo ano o ENEM DIGITAL veio para ficar. Não será uma avaliação anual apenas. É olho para trás e como um desenvolver dialético hegeliano, a história é o avanço de suas teses, antíteses e sínteses. E a avaliação é o resultado desse progresso da razão humana. Por trás da máquina está o homem e por trás desse homem o conhecimento. Ainda lembro do professor que ao mostrar em 2020 aos seus alunos jovens a figura de um triângulo com bolas de gude, perguntaram se aquilo era algo esotérico. Que época boa, rodar pião, brincar de búlica, jogar botão, mas que venham os aplicativos e os jogos no APP. Aliás, até o ENEM DIGITAL tem APP. Que bom o espírito jovem continua em todas as épocas com instrumentos diferentes. A vida vale a pena ser vivida.
segunda-feira, 11 de outubro de 2021
As concepções da verdade grego, latim e hebraico
As concepções da verdade grego, latim e hebraico
sexta-feira, 2 de abril de 2021
terça-feira, 30 de março de 2021
segunda-feira, 22 de março de 2021
Rendimento escolar: um estudo comparativo entre alunos da área urbana e da área rural em uma escola pública do Piauí
Rendimento escolar: um estudo comparativo entre alunos da área urbana e da área rural em uma escola pública do Piauí
Resumo
O objetivo principal deste estudo foi comparar o rendimento escolar entre alunos do 6º ano que residem nas áreas rural e urbana de uma escola pública do Piauí. Além disso, investigaram-se as causas socioeconômicas e escolares que influenciam tal rendimento, segundo os professores e os alunos. Os dados de rendimento foram obtidos mediante registros escolares, e os fatores influenciadores de rendimento foram investigados por meio de questionários e de entrevistas. Os registros escolares apontaram que os alunos que residem em área rural possuem um menor rendimento em comparação àqueles que moram na área urbana. Esta variação estaria ligada a aspectos sociais e escolares em diferentes níveis: de aluno, de turma e de escola.
Palavras-chave: Avaliação Escolar. Rural-urbano. Fatores Influenciadores
Rendimento escolar: um estudo comparativo entre alunos da área urbana e da área rural em uma escola pública do Piauí
Lopes, Suzana Gomes; Xavier, Isabel Matilde de Carvalho; Silva, Alexandre Leite dos Santos
A cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): entre a avaliação externa e a autoavaliação
A cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): entre a avaliação externa e a autoavaliação
Resumo
Este artigo propõe-se a realizar uma análise da trajetória da avaliação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir de entrevistas com os gestores que estiveram à frente da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), desde o seu surgimento nos anos 2000 até 2016 (ou seja, quatro gestores). Destacam-se do contexto mais geral de avaliação nacional as iniciativas locais que foram sendo adaptadas para atender às demandas por uma avaliação mais global, passando pelas diferentes gestões e o respectivo foco de sua atuação durante o processo. Procura-se compreender o modo como a UFRGS, ao longo do tempo, vai constituindo uma cultura de avaliação. Palavras-chave: Cultura Interna. Autoavaliação. Avaliação Externa. Cultura de Avaliação.
A cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): entre a avaliação externa e a autoavaliação
Magalhães, Nara Maria Emanuelli; Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
Visualizar o artigo e Baixar PDF
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Zygmunt Bauman - Mundo Líquido por Leandro Karnal
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021
O ceticismo empírico dos gregos
O CETICISMO EMPÍRICO DOS GREGOS
TEKNAI - ARTES, EPISTEMI - CIÊNCIA
CRÍTICO AO DOGMATISMO
DEFENSOR DAS ARTES
RECONHECE OS FENÔMENOS NATURAIS
AS EXPERIÊNCIAS DO MUNDO E DA VIDA SÃO IRRECUSÁVEIS
Nessa vida comum do mundo, detectamos regularidades.
As tecnais observam, a medicina, a arte da navegação, usam o passado para dizer o futuro. As experiências que vivenciamos.
Basear-se nas evidências é aquilo que se dá numa experiência comum que se dá a todos nós.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
Avaliar é amar.
AVALIAR É AMAR
“É preciso criar uma Casa da Avaliação que funcione como uma base para as aplicações, seja na propriedade ou em outros lugares, e desenvolva seus próprios estudos sobre a avaliação. Este trabalho é uma tentativa de esboçar um plano para esta estrutura e começar a construir sobre as pedras da fundação que já se encontram no local há muito tempo. Mas ele precisa começar recorrendo contra a legislação discriminatória de zoneamento que visa especificamente excluir uma Casa-Grande da Avaliação.” Scriven
Avaliar algo é descobrir erros e acertos. Discernir o certo do errado. Não com a intenção de fulminar, exterminar, mas de edificar e fortalecer. Se não houver união e propósito o edifício sólido de um programa é só aparência. Só mais uma construção na areia, que vindo os desafios e as tempestades contrárias toda estrutura se desmorona. Saber avaliar um programa e sua implementação é descobrir algo de valor, é encontrar um tesouro. Descobrir que determinado programa vai dar certo, corrigir os erros sem olhar as muralhas a nossa frente. Na verdade ultrapassá-las, derrubá-las. Gigantes serão derrubados com as armas da excelente avaliação. Avaliar exige estratégia e abordagens. Uma boa metodologia. Um bom cheiro do dia a dia. Saber conviver e entender o contexto. Se fazer de tudo para de todos os meios entender a todos. Sentir no corpo as marcas de um projeto, um programa. Saber avaliar é amar, e o amor não se porta com leviandades, não se ensoberbece. Antes cuida, tem interesse, se aprofunda. Sabe que futuros brilhantes estão à frente dos assistidos por um programa. A nossa esperança nos leva a acreditar em um futuro promissor. Em um lugar onde jovens, homens e mulheres terão seu lugar de destaque, um lugar de leite e mel, de êxito e sucesso. Márcio Ruben -Tecs.info
quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
domingo, 10 de janeiro de 2021
A GRANDE PEGADA
A GRANDE PEGADA
PÉ GRANDE
Avaliação
Grande pegada (marca) – se decompõe em seis dimensões:
·
Profundidade: importância que a pegada deixa
sobre o indivíduo padrão afetado.
·
Extensão: duração dos efeitos sobre os indivíduos
(marca do calcanhar – início e marca da sola do pé – duração dos efeitos).
·
Amplitude: quantidades de indivíduos afetados.
·
Quantidade: quantidade de esforços dentro do
projeto.
·
Direção: o projeto deve caminhar para frente,
não para os lados. Delineamento e implementação.
·
Localização: Como é o solo? Rochoso, não explorado,
analisar a energia gasta, a redundância, os recursos disponíveis.
*Boas intenções ou objetivos podem não deixar pegadas. É
preciso mostrar que seu projeto foi o responsável pelas pegadas. Pode haver
marcas da sola sem marcas do calcanhar. A areia soprada sobre as pegadas podem
apagá-las.
sábado, 5 de dezembro de 2020
LISTA CHAVE DA AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS (AT)
LISTA CHAVE DA AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS (AT) POR MICHAEL SCRIVEN*
- Nome, objetivo e natureza da Tecnologia.
- O que será avaliado? A descrição deve fornecer uma visão geral e um método de identificação da tecnologia utilizada.
- Teste de Desempenho.
- Testar inclui testar a ergonomia (interface humana) da facilidade de aprendizado/uso, segurança, e assim por diante- e quaisquer outras características do design que não são testadas em outras rubricas. Assim, a estética do design deve ser testada no mercado onde houver sinais de reações fortemente favoráveis/não favoráveis, visto que isto afeta o uso e as vendas.
- Testar inclui testar todas as 'características e falhas' que estejam relacionadas ao uso pretendido do produto ou não; bebês não leem manuais de instrução e sinais de aviso. E isso inclui encontrar características e defeitos não aparentes a partir de estudos de uso.
- População Impactada.
- Quem será (ou foi) afetado, direta ou indiretamente?
- Análise de Custo.
- Para cada subgrupo da população impactada. Deve incluir custos não monetários e monetários, por exemplo, custos à saúde, custos à qualidade de vida e vida profissional (por exemplo, nível de barulho), custos legais e éticos, isto é, todos os resultados negativos relacionados à obtenção e sustento da tecnologia. A AT é notável por sua preocupação com o impacto ambiental, por exemplo, efeitos sobre recursos escassos, poluição, efeitos da infraestrutura (por exemplo, as estradas e não as não as operações de mineração em si), perda de empregos, principalmente para grupos específicos (minorias, mulheres, mães, e assim por diante), efeitos sobre o setor privado, sobre a centralização do poder e habitação - tudo isto imediatamente e em longo prazo, incluindo desdobramentos prováveis (note o componente do futurismo).
- Análise de Benefícios.
- O outro lado da moeda dos custos. Notadamente os retornos à sociedade, como a geração de empregos (para começar e como os resultados da tecnologia), contribuições ao conhecimento ou progresso da tecnologia, empoderamento, redução da urbanização excessiva e benefícios éticos como melhorias nos direitos humanos; mais uma vez, imediatamente e em longo prazo, e derivações.
- Comparações.
- Quais são as alternativas? Como elas se comparam? É hora de lembrar as lições da tecnologia apropriada. Heliógrafos provavelmente são melhores do que telégrafos, mas eles são esquecidos no andar do progresso, concebido de maneira simplista.
- Impacto sobre o mercado.
- Aqui, é preciso distinguir diversos tipos de mercado: o 'mercado natural' (como com a apócrifa melhor ratoeira - o mercado encontra o produto) vs. o mercado artificial (cosméticos) vs. o mercado assistido (informações sem a venda ativa, por exemplo, planejamento familiar, mas possivelmente com algum esforço para relacionar populações para as quais não há retorno líquido independente, mas que se beneficiariam coletivamente, por exemplo, videodisk em escolas), mais uma vez, procure resultados de curto e longo prazo da tecnologia e das derivações prováveis.
- Avaliação Geral.
- Combina o descrito anteriormente e se relaciona a questões relevantes, normalmente se deve oferecer apoio por meio de investimento de recursos escassos, facilitação etc., ou mudar para um banimento ou taxação. Normalmente, requer uma análise mais focada no custo-benefício do que uma de custo-efetividade direta.
- Recomendações.
- Se o conhecimento local e político for bom o bastante; nem sempre possível, mesmo quando uma AT abrangente é realizada porque, por exemplo, pode-se não ser capaz de prever qual será a resposta do mercado de capital a uma nova oferta.
LISTA-CHAVE DE VERIFICAÇÃO DA AVALIAÇÃO (KEC).
- DESCRIÇÃO: O que será avaliado? A descrição deve fornecer uma visão geral e um método de identificação do mesmo programa.
- ANTECEDENTES E CONTEXTO: A base da perspectiva e delineamento. (formativa vs. somativa, rigorosa vs. ritualística, baseada em objetivos vs. livre de objetivos...).
- CONSUMIDOR: Quem é impactado pelos efeitos diretos e indiretos do avaliado, o 'grupo impactado ao final da linha'.
- RECURSOS: O que está disponível para uso pelo ou para o avaliado?
- VALORES: A fonte dos parâmetros para converter fatos em conclusões avaliativas.
- PROCESSO: Aplicam-se os valores identificados no ítem 5 ao processo que identificou-se na Descrição (ítem 1). Em seguida aplica-se aos Recursos (ítem 4).
- RESULTADOS: Quais efeitos são produzidos pelo avaliado, intencionais ou não?
- CUSTOS: Monetário vs. Psicológico vs. De pessoal vs. Tempo vs. Espaço; inicial de. Recorrente; direto vs. Indireto; nominal vs. Descontado; atual vs de oportunidade; por componentes; quando apropriados.
- COMPARAÇÕES: com opções alternativas - inclua opções reconhecidas e não reconhecidas, as disponíveis atualmente das que podem ser construídas.
- GENERABILIDADE: Utilidade, se usado por ou para outras pessoas/ lugares/tempos/versões.
- SIGNIFICÂNCIA: Uma classificação da importância geral, aplicada a uma síntese, custo-eficácia.
- RECOMENDAÇÕES: Elas podem ou não serem solicitadas, e podem ou não acompanhar uma avaliação.
- RELATÓRIO: O vocabulário, extensão, formato, meio, tempo, localização e pessoal para apresentação.
- META-AVALIAÇÃO: Este ponto de verificação é a ligação para um segundo nível de avaliação - Avaliação da avaliação da avaliação).
quinta-feira, 19 de novembro de 2020
quarta-feira, 30 de setembro de 2020
Livros Utilizando Recursos Gratuitos Google e Marketing Digital e a Indústria 4.0
Adquira aqui os seus livros digitais
Marketing Digital e a Indústria 4.0
Livros Utilizando Recursos Gratuitos Google e Marketing Digital e a Indústria 4.0
Postagem em destaque
Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme
Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme para ...
-
CLAUDIO ULPIANO - PENSAMENTO E LIBERDADE EM SPINOZA (COMPLETO) Excepcional aula do saudoso professor: liberdade se opõe ao constrangimento. ...
-
A cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): entre a avaliação externa e a autoavaliação Resumo Este artig...
-
Arquitetura básica de Big Data A complexidade que envolve o gerenciamento de todas as características do Big Data exige que tratemos sua a...
Páginas
- Página inicial
- Índice
- RELAC - DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO
- Apresentação das Diretrizes para Avaliação
- Tecnologia
- Diretrizes da Avaliação
- Notícias
- Gestão da Avaliação e Tecnologia
- RESOLUÇÂO 466
- Painel de Indicadores
- FORMULÁRIO DE CONTATO
- DOAÇÕES
- Livros Utilizando os Recursos Gratuitos do Google ...
- Heidegger - Entrevista na Floresta Negra
- Martin Heidegger - Prof. Werle, seu tradutor.
- Prova Brasil - Comparação Paraná e estados do Sul ...
- Livro “iKritika:estudos críticos em informação”
- Por que avaliar?
- Gestão da Avaliação - Interesse
- Livro Aprenda: Marketing e Vendas - Gratuito
- Homenagem aos meus ex-alunos