segunda-feira, 8 de agosto de 2022
sábado, 30 de julho de 2022
Arquitetura de Big Data
Arquitetura básica de Big Data
A complexidade que envolve o gerenciamento de todas as características do Big Data exige que tratemos sua arquitetura de modo específico, o que, mais uma vez, o diferencia dos sistemas de banco de dados tradicionais que teriam dificuldade em lidar com operações de dados em sistemas heterogêneos. Esses sistemas são chamados de data lake, que, literalmente, pode ser traduzido como “lago de dados”. Basicamente, trata-se de um enorme repositório de arquivos e objetos de dados. Portanto, as soluções da arquitetura de Big Data precisam ser eficientes para que possam produzir resultados com tempos de resposta aceitáveis.
Conceitos sobre Big Data
De modo geral, associamos o termo Big Data a um grande volume de dados e entendemos que este viabiliza a aplicação de métodos estatísticos e outras análises para extrairmos informações importantes. No entanto, Big Data é bem mais amplo que essa percepção, pois abrange conjuntos de dados que não podem
ser tratados pelos métodos tradicionais de gestão da informação, ou seja, serem adquiridos, reconhecidos,
gerenciados e processados em um tempo aceitável. Assim, o Big Data pode ser visto como uma fronteira para inovação, competição e produtividade.
Ref. Pós-graduação Ciência de Dados e Big Data pela UNESA
Python Pandas: importando arquivo csv
P15: Importação de CSV padrão para um DataFrame
import pandas as pd
paises = pd.read_csv("c:/bases/paises.csv",index_col="sigla")
print(paises)
Simples, não? A saída do programa demonstra que a importação foi perfeita:
Referência: Pandas Python. Eduardo Correa Editora Casa do Código.
O que é uma Startup?
O que é uma startup?
Uma startup é uma organização desenhada para criar e experimentar soluções para um problema de um conjunto de pessoas.
Eric Ries fez uma boa defnição no seu livro Lean Startup:
Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza. [11] –Eric Ries Um ponto a comentar dessa defnição é que ela é focada no produto ou serviço, e não nas pessoas e nos problemas que essas pessoas têm e que os produtos ou serviços devem resolver.
O produto ou serviço nada mais é do que uma solução para o problema de um conjunto de pessoas. Se nos focarmos no produto ou serviço, corremos o risco de nos perdermos em detalhes técnicos e nos esquecermos do propósito principal de nossas ações, as pessoas e seus problemas e necessidades.
Também não diria que são condições de extrema incerteza. São condições sim de incerteza, mas não de incerteza extrema. Você simplesmente não sabe se a solução que imaginou de fato vai resolver o problema das pessoas. Se não resolver, você vai ter que ajustar ou mudar até achar uma solução que resolva, ou até mesmo procurar um novo problema. É incerto? Sem dúvida! É extremamente incerto? Não acredito que a palavra “extremo” caiba aqui. Apenas acho que é incerto. Aliás, qualquer busca de solução de qualquer problema é um caminho incerto.
Outro ponto a comentar é o termo “instituição” . Esse termo vem do verbo ins-tituir, ou seja, fundar, criar, erigir, estabelecer. Vejo mais o trabalho nas startups acontecendo como uma organização de pessoas do que como uma instituição. Uma organização, como o nome mesmo diz, é algo mais orgânico, mais fuido. Já uma instituição parece necessitar de um ato de criação.
É claro que é muito fácil comentar em cima do trabalho dos outros, por isso, volto a dizer, Eric Ries fez uma boa defnição de startup no seu livro Lean Startup.
Gostei bastante quando a li pela primeira vez.
O que proponho abaixo é apenas uma “refatoração” da defnição do Eric Ries:
Extraído: Guia da Startup - Joaquim Torres. Editora Casa do Código.
quinta-feira, 16 de junho de 2022
sexta-feira, 15 de abril de 2022
IoT - Interoperabilidade
Interoperabilidade é a capacidade de um sistema de se comunicar de forma transparente com outro sistema. Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos ou ontologias.
sábado, 26 de março de 2022
sexta-feira, 25 de março de 2022
terça-feira, 30 de novembro de 2021
Neuroliteratura Paulo Werneck
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
ENEM DIGITAL 2021
Em 1986 terminava meu Ensino Médio, na época 2°grau. Nem imaginava em ENEM quanto mais digital. Antigamente era apenas o vestibular. Os anos passaram trabalhei em tantas profissões de auxiliar de estofados, serralheiro e vidraceiro, a datilógrafo e operador de computador. No Exército um micro computador com Winchester. Unidade de fits magnética. Fazia desenho em print Master. Os tempos passaram estudei Teologia, bacharelado, pós graduação em Filosofia, Gestão da Avaliação, Pedagogia e minha grande paixão Análise de Sistemas e até uma pós-graduação em Ciência de Dados. Professor e supervisor de vendas on-line atualmente, segundo ano que sou supervisor de tecnologia do ENEM DIGITAL. Experiência única e gratificante para mim. Após um ano de ter sofrido 2 AVCs ainda posso experimentar nos meus 53 anos de idade a inovação e o avanço tecnológico da avaliação. O ENEM DIGITAL é um grande avanço na avaliação de larga escala. Algo seguro e rápido. Sem muito papel os dados são enviados online ao servidor. Além de ser simples o preparo da máquina para a prova, um processo inovador e o fruto do avanço tecnológico. Certamente avançará mais. Hoje 2021 quem diria que realizar avaliação para o Ensino Superior seria tão eficazmente rápido e eficiente. Aliás aprendi na faculdade sobre eficácia e eficiência, e o ENEM DIGITAL é tudo isso. Vejo que o tempo passou, as linguagens de programação mudaram. Do D-basic chegamos ao PHP, C++ e Python. Os Bancos de Dados virtuais, Big Datas. E assim no seu segundo ano o ENEM DIGITAL veio para ficar. Não será uma avaliação anual apenas. É olho para trás e como um desenvolver dialético hegeliano, a história é o avanço de suas teses, antíteses e sínteses. E a avaliação é o resultado desse progresso da razão humana. Por trás da máquina está o homem e por trás desse homem o conhecimento. Ainda lembro do professor que ao mostrar em 2020 aos seus alunos jovens a figura de um triângulo com bolas de gude, perguntaram se aquilo era algo esotérico. Que época boa, rodar pião, brincar de búlica, jogar botão, mas que venham os aplicativos e os jogos no APP. Aliás, até o ENEM DIGITAL tem APP. Que bom o espírito jovem continua em todas as épocas com instrumentos diferentes. A vida vale a pena ser vivida.
segunda-feira, 11 de outubro de 2021
As concepções da verdade grego, latim e hebraico
As concepções da verdade grego, latim e hebraico
sexta-feira, 2 de abril de 2021
terça-feira, 30 de março de 2021
segunda-feira, 22 de março de 2021
Rendimento escolar: um estudo comparativo entre alunos da área urbana e da área rural em uma escola pública do Piauí
Rendimento escolar: um estudo comparativo entre alunos da área urbana e da área rural em uma escola pública do Piauí
Resumo
O objetivo principal deste estudo foi comparar o rendimento escolar entre alunos do 6º ano que residem nas áreas rural e urbana de uma escola pública do Piauí. Além disso, investigaram-se as causas socioeconômicas e escolares que influenciam tal rendimento, segundo os professores e os alunos. Os dados de rendimento foram obtidos mediante registros escolares, e os fatores influenciadores de rendimento foram investigados por meio de questionários e de entrevistas. Os registros escolares apontaram que os alunos que residem em área rural possuem um menor rendimento em comparação àqueles que moram na área urbana. Esta variação estaria ligada a aspectos sociais e escolares em diferentes níveis: de aluno, de turma e de escola.
Palavras-chave: Avaliação Escolar. Rural-urbano. Fatores Influenciadores
Rendimento escolar: um estudo comparativo entre alunos da área urbana e da área rural em uma escola pública do Piauí
Lopes, Suzana Gomes; Xavier, Isabel Matilde de Carvalho; Silva, Alexandre Leite dos Santos
A cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): entre a avaliação externa e a autoavaliação
A cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): entre a avaliação externa e a autoavaliação
Resumo
Este artigo propõe-se a realizar uma análise da trajetória da avaliação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir de entrevistas com os gestores que estiveram à frente da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), desde o seu surgimento nos anos 2000 até 2016 (ou seja, quatro gestores). Destacam-se do contexto mais geral de avaliação nacional as iniciativas locais que foram sendo adaptadas para atender às demandas por uma avaliação mais global, passando pelas diferentes gestões e o respectivo foco de sua atuação durante o processo. Procura-se compreender o modo como a UFRGS, ao longo do tempo, vai constituindo uma cultura de avaliação. Palavras-chave: Cultura Interna. Autoavaliação. Avaliação Externa. Cultura de Avaliação.
A cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): entre a avaliação externa e a autoavaliação
Magalhães, Nara Maria Emanuelli; Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Zygmunt Bauman - Mundo Líquido por Leandro Karnal
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
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