domingo, 2 de setembro de 2018

A produção cientifica - Epistemologia da Pesquisa em Educação

A produção cientifica deve ser entendida tanto como produção social, influenciada pelas condições históricas, quanto como impulso renovador destas mesmas condições. Aplicando-se isto à educação, significa que a prática da pesquisa educacional traz em si a marca da realidade sócio-histórica, mas também que é chamada a contribuir para a melhoria desta realidade. Neste sentido, os trabalhos científicos não devem apenas ser analisados como fatos decorrentes e inseridos em determinadas circunstâncias mas também devem ter seus resultados avaliados à luz de necessidades e objetivos sociais. A análise das teses e dissertações não se esgota na constatação positivista de suas características epistemológicas, mas deve avançar para o esclarecimento da ligação entre a prática cientifica e a vida, as necessidades e atividades do homem. Não importa apenas perguntar o que foi a produção cientifica num determinado período, senão que é fundamental averiguar qual sua pertinência e significado para o desenvolvimento social. (Pedro Goergen - Prefácio livro Epistemologia da Pesquisa em Educação -Sílvio Sánchez Gamboa)

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