CLIQUE NA IMAGEM
(eISBN:9788523209315)
Organizador(es): Lordêlo, José
Albertino Carvalho; Dazzani, Maria Virgínia
Editora: EDUFBA
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: A avaliação
do contexto da instituição educacional pode ser vista de vários ângulos, desde
o ponto de vista estritamente didático e das estratégias de avaliação da
aprendizagem escolar até questões epistemológicas, sociais e políticas que
estão implicadas na instituição educacional e em outras instituições que
envolvem relações de saber-poder. Esse livro expressa um explícito compromisso
com a qualidade e democratização da educação e praticando um diálogo que
envolve muitas vozes. Esse compromisso será compartilhado com o leitor,
especialista ou não.
2.
(eISBN:9788561673550)
Organizador(es): Rossit,
Rosana Ap. Salvador; Storani, Karin
Editora: Editora
Fap-Unifesp
Ano: 2010
Sinopse: A fim de
atuar com eficiência e eficácia, é imprescindível que o processo educacional,
principalmente o que se realiza na universidade, seja avaliado permanentemente
quanto ao desempenho da instituição, bem como quanto ao desenvolvimento da
aprendizagem do aluno. Os autores traçam uma retrospectiva da avaliação,
percorrendo um longo caminho que vai dos anos de 1930 até hoje. Estabelecem
clara distinção entre avaliação formativa e avaliação somativa, explicando seus
limites e alcances com exemplos elucidativos. Ressalte-se a contribuição dos
autores para enfrentar um fenômeno bastante novo: como avaliar os estudantes
quando se trabalha com Educação a Distância? O que dizer sobre o recurso à
informática ao longo do processo educacional? Os textos abrangem diferentes
áreas do conhecimento: das ciências exatas às ciências da saúde, das ciências
humanas às ciências sociais aplicadas.
3.
(eISBN:9788523209346)
Organizador(es): Tenório,
Robinson Moreira; Vieira, Marcos Antônio
Editora: EDUFBA
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: O livro é uma
coletânea de artigos produzidos nos dois últimos anos pelo Grupo de Avaliação
da FACED. São 11 artigos produzidos por 16 autores, imprimindo um caráter
multidisciplinar e interdisciplinar ao conjunto da obra.
4.
(eISBN:9788575414033)
Organizador(es): Hartz,
Zulmira Maria de Araújo
Editora: Editora
FIOCRUZ
Idioma(s): Português
Ano: 1997
Sinopse: Emerge da
convicção sobre a efetividade possível das ações programáticas para evitar ou
reduzir o sofrimento causado pelos problemas de saúde. Reúne especialistas
brasileiros e canadenses para discutir conceitos e métodos da avaliação na
saúde, valendo-se, como exemplo, de desenho metodológico na implantação de um
programa em sistemas locais de saúde no Nordeste brasileiro. Com texto fluente
e atual, a coletânea incita a transpor a "tradição" do planejamento,
diferenciando conceitos de avaliação normativa e pesquisa avaliativa, para
favorecer o conhecimento das práticas em saúde na pesquisa-ação sobre serviços.
5.
(eISBN:9788575412411)
Editora: Editora
FIOCRUZ
Idioma(s): Português
Ano: 1999
Sinopse: Sem cair no
diletantismo acadêmico tão comum ao se abordar um tema de ponta, contemporâneo
e fascinante como o que é tratado neste livro, os autores objetivam, por meio
do resgate de fundamentos conceituais e do surgimento de inovações relacionadas
ao manejo de risco com avaliação e gestão, introduzir avanços tecnológicos
ainda não aplicados em nosso país. Como resultado, uma reflexão sobre
planejamento, gestão, processos e modelos de promoção da saúde ambiental e,
ainda, avaliação de riscos ambientais à saúde humana e aos ecossistemas.
Instiga o diálogo entre cientistas, planejadores e usuários da saúde coletiva e
da engenharia sanitária, o que certamente possibilitará melhores práticas sociais
e científicas para ambos os campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário