sexta-feira, 23 de setembro de 2022

A avaliação e a Ciência da Informação

 A avaliação e a Ciência da Informação 

Márcio Ruben*

O que é avaliar? Para Sócrates seria a resposta a um processo conduzido por perguntas e respostas com o objetivo da verdade. Sócrates dá o nome desse processo de maiêutica, parto das ideias. Platão utilizou-se da dialética, o desesquecimento, isto é, o retorno às ideias eternas. Em um movimento de vai é vem, de contradições com escopo da verdade. No mundo atual em Ciência da Informação verdade é a busca do algoritmo perfeito, da busca incansável de se e então ou se que não hajam falhas, com um conjunto de dados que produzem a informação confiável, disponível aos níveis de necessidades e prioridades. A disponibilidade dos dados é uma questão de segurança da informação. Acesso rápido aos dados, preocupação dos Centros de Processamento de Dados, Big Datas. Como avaliar esses dados? Scriven, o professor que há anos trabalha com avaliação, o grande guru da avaliação nos dias de hoje, nos conduz a uma análise sem parcialidade, baseado em métodos confiáveis, de acordo com o objeto a ser avaliado. Envolve pesquisa “ A avaliação é uma ciência, pois possui métodos, regras. Segue valores, não é uma ciência livre de valores. Ética e moral exigem juízo de valor. Avaliar é julgar, avaliar é ver que a ética é uma política do bem-estar, base de igualdade dos direitos das pessoas. Há uma questão ética se, logo no início, a avaliação deveria ser feita, segue um objetivo honesto e arbitrário. A avaliação não depende exclusivamente da expertise do avaliador, mas da sua sagacidade, preparo e consideração ética e moral. Depende de sua equipe e olhar consciente.  “De modo geral, o problema em avaliação primeiro é identificar valores relevantes.” SCRIVEN em seu livro Avaliação: Um  Guia  de  Conceitos. 

Aristóteles afirma em seu livro Arte Retórica e Poética que algo pode ser feito sem cuidado e ciência, mas é muito mais proveitoso e seguro se for feito com Ciência e conhecimento. O criador do silogismo tinha razão. Até Descartes, criador do método da dúvida metódica, venceu a crença ou  ceticismo cego. Em informática o resultado deve ser extremamente confiável. Muitas vezes na tecnociência são vidas que dependem da informação. Hoje com o uso de hardware, sensores e software simples na Internet das Coisas, IoT  pode se monitorar e avaliar muita coisa de maneira confiável.  Na ciência a busca da exatidão e da confiabilidade se aproxima da busca da verdade socrática. 



*Márcio Ruben é especialista em Filosofia, formado em Gestão de Avaliação e formando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme

Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme para ...