terça-feira, 24 de janeiro de 2023

MINERAÇÃO DE DADOS


 MINERAÇÃO DE DADOS

O que é? 

Data Mining.  É o processo de explorar dados procurando padrões consistentes. Hoje com a evolução da computação, internet temos muitas informações que precisam ser separadas e classificadas de acordo com a necessidade. Transformar em conjuntos de dados padronizados. O uso da Tecnologia da Informação é primordial. Nesse processo há o uso de estatística,  inteligência artificial e reconhecimento de padrões. Mineração de dados é  um sistema de informações que recebe dados como insumo, processa-os de forma dinâmica devolvendo como informação relevante. 

Primeiro há a coleta de dados, a seleção do dados importantes, de acordo com o objetivo. Na fase de pré-processamento  é a limpeza de dados, remoção e até incorporação de dados faltantes. Na etapa de transformação busca-se dados mais consistentes e regulares. Outra etapa é o uso de algorítmos visando aprendizado de máquina para enquadramento de problemas. Também importante é a avaliação de todo processo e da implementação do algorítimo seu funcionamento e seus impactos positívos e negativos. Neste campo há uma grande necessidade de se desenvolver uma gráfico analítico chamado em avaliação de Árvore de Problemas que analisa causas e consequências do problema principal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme

Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme para ...