sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Especialista em educação fala da formação de professores no Brasil
Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme
Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme
Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme para o blog da revista Ensaio, da Fundação Cesgranrio. (2015)
Educadora e Psicóloga Clinica, com especial formação acadêmica no campo da Avaliação.
Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin, USA. Mestre em Educação pela Universidade de Stanford, Califórnia, USA. Doutora (Ph.D) em Educação e Psicologia da criança e do adolescente pela Universidade de Stanford, Califórnia. Exerceu o magistério no Ensino Fundamental, Médio e Superior (Graduação e Pós-Graduação), bem como funções de Direção e Coordenação na PUC/RIO, UFRGS e UFRJ, atuando como Professora, Pesquisadora e Orientadora de Dissertações e Teses. É Consultora, Avaliadora e Conferencista nacional e internacional. É Decana da Faculdade Cesgranrio, Coordenadora do Centro de Avaliação na Fundação CESGRANRIO e Membro da American Evaluation Association.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
Face to Face Entrevista com Carl Jung legendada em Português
Face to Face Entrevista com Carl Jung legendada em Português
Faculdade Cesgranrio - Inscrições abertas
Única faculdade com Gestão Superior Tecnológica da Avaliação
quinta-feira, 6 de dezembro de 2018
A importância de doar para as organizações da sociedade civil
A importância de doar para as organizações da sociedade civil
sábado, 24 de novembro de 2018
Apresentação das DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO para a América Latina e o Caribe
Apresentação
das
DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO
para a América Latina e o Caribe
quinta-feira, 15 de novembro de 2018
CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA
CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA
Assista os Cinco Vídeos abaixo e solicite seu certificado gratuitamente de:
"Curso Livre de Humanidades - Filosofia".
Solicite seu certificado aqui.
O certificado será emitido pelo
CETEP - Teologia e Psicanálise
CNPJ 21.298.709/0001-95
CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA 1
CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA 2
CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA 3
CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA 4
CURSO LIVRE DE HUMANIDADES - FILOSOFIA 5
terça-feira, 13 de novembro de 2018
Livros Indicados - Raros e Importantes
Livros Indicados - Raros e Importantes
Sociologia/Antropologia/Gestão
Um Exemplar Disponível - 14/11/2018
Mulheres Camponesas - Trabalho e Engajamentos Políticos
Delma Pessanha Neves e Leonilde Servolo Medeiros
Tipo: seminovo/usado
Editora: Uff
Ano: 2013
Estante: Sociologia
Peso: 1210g
Idioma: Português
Cadastrado em: 07 de novembro de 2018
Descrição: Exemplar em ótimo estado, com carimbo. Cód B3
R$ 245,00
Pedido livrospalavras@hotmail.com
Whatsapp (21) 98376-2269
Artes Plásticas - o Nacional e o Popular na Cultura Brasileira
Carlos Zilio e João Luiz Lafetá e Ligia Chiappini
Editora: Brasiliense
Ano: 1982
Estante: Sociologia
Peso: 780g
Idioma: Português
Cadastrado em: 12 de novembro de 2018
Descrição: Exemplar em bom estado, bordas amareladas pela ação do tempo. Cód B50
R$ 178,00
Pedido livrospalavras@hotmail.com
Whatsapp (21) 98376-2269
O Desafio das Línguas - da Má Gestão ao Bom Senso
Claude Piron
Tipo: seminovo/usado
Editora: Pontes - Bel
Ano: 2002
Estante: Comunicação
Peso: 780g
Idioma: Português
Cadastrado em: 26 de setembro de 2018
Descrição: Livro em ótimo estado, possui dedicatória na folha de rosto. Cód B24
R$ 225,00
Problemas Brasileiros de Antropologia
Gilberto Freyre
Tipo: seminovo/usado
Editora: José Olympio
Ano: 1973
Estante: Antropologia
Peso: 1155g
Idioma: Português
Cadastrado em: 08 de novembro de 2018
Descrição: Exemplar em bom estado, bordas amareladas pela ação do tempo. Cód B66
R$ 98,00
Pedido livrospalavras@hotmail.com
Whatsapp (21) 98376-2269
A Empresa Sustentável
Andrew W. Savitz
Capa ilustrativa
R$ 58,90
Tipo: seminovo/usado
Editora: Campus
Ano: 2007
Estante: Administração
Peso: 710g
Idioma: Português
Cadastrado em: 03 de setembro de 2018
Descrição: Livro em bom estado, borda com leve manchinha. Cód 403
R$ 74,00
Liderança Estratégica
Walter Cristie Silva Aguiar
R$ 74,00
Tipo: seminovo/usado
Editora: Do Autor
Ano: 2011
Estante: Administração
Peso: 540g
Idioma: Português
Cadastrado em: 02 de setembro de 2018
Descrição: Livro em bom estado. Autografado. Cód 403
domingo, 11 de novembro de 2018
sábado, 10 de novembro de 2018
Para se entender Pierre Bourdieu
Pierre Bourdieu
Artigos sobre a obra de Pierre Bourdieu
Uma introdução a Pierre Bourdieu
sexta-feira, 9 de novembro de 2018
Roberto DaMatta analisa a sociedade brasileira contemporânea
Roberto DaMatta analisa a sociedade brasileira contemporânea
"Sabe com quem está falando?" "O jeitinho brasileiro".
"Ser comum é ser inferior". "Os inimigos da igualdade".
"Paradoxos de uma sociedade que vive pela amizade".
terça-feira, 6 de novembro de 2018
Aula Magna sobre o SAEB - Prof. Dr. Glauco Aguiar
Faculdade CESGRANRIO
Aula excepcional sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica com Professor Dr. Glauco Aguiar.
Todos agradecemos!
Todos agradecemos!
III CICLO DE DEBATES EM AVALIAÇÃO
Faculdade Cesgranrio
III CICLO DE DEBATES EM AVALIAÇÃO
Dia 10 de Novembro de 2018.
Sábado às 10h manhã.
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA
Profª Drª Thelma Polon
Coordenador Prof. Glauco Aguiar
III CICLO DE DEBATES EM AVALIAÇÃO
Dia 10 de Novembro de 2018.
Sábado às 10h manhã.
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA
Profª Drª Thelma Polon
Coordenador Prof. Glauco Aguiar
segunda-feira, 22 de outubro de 2018
sábado, 20 de outubro de 2018
III CICLO DE DEBATES EM AVALIAÇÃO
FACULDADE CESGRANRIO
Palestra sobre avaliação
III Ciclo de Debates em Avaliação
Profa. Dra. Gisela Cordeiro FIOCRUZ
Avaliação Desempenho SUS Atendimento Tuberculose
Excelente palestra que reflete as dificuldades e soluções no atendimento primário na área.
Palestra sobre avaliação
III Ciclo de Debates em Avaliação
Profa. Dra. Gisela Cordeiro FIOCRUZ
Avaliação Desempenho SUS Atendimento Tuberculose
Excelente palestra que reflete as dificuldades e soluções no atendimento primário na área.
sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Linguagem e Metalinguagem
Linguagem e metalinguagem
"A lógica ocupa-se com a linguagem formal ou com a linguagem simbólico científica. Por ser um discurso ou uma linguagem que fala de outro discurso ou de outra linguagem, se diz que ela é uma metalinguagem."
Para conseguir seu propósito, a lógica distingue dois níveis de linguagem:
1. linguagem natural, isto é, aquela que usamos em nossa vida cotidiana, nas artes, na política, na filosofia;
2. linguagem formal, isto é, aquela que é construída segundo princípios e regras determinados que descrevem um tipo específico de objeto, o objeto das ciências.
Essa distinção também pode ser apresentada como diferença entre dois tipos de linguagem simbólicas:
1. a linguagem simbólica cultural (a linguagem “natural”), que usa signos, metáforas, analogias, esquemas para exprimir significações cotidianas, religiosas, artísticas, políticas, filosóficas. A principal característica desse simbolismo é ser conotativo, isto é, os símbolos carregam muitos sentidos e referem-se a muitas significações. A linguagem cultural é polissêmica, isto é, nela as palavras possuem inúmeros significados;
2. a linguagem simbólica lógico-científica (a linguagem “construída”), que usa um sistema fechado de signos ou símbolos (o algoritmo), em que cada símbolo é símbolo de uma única coisa e corresponde a uma única significação. Sua principal característica é ser essencialmente um simbolismo denotativo ou indicativo, evitando a polissemia e afirmando a univocidade do sentido simbolizado. Por exemplo: H2O, +, x, =, →, ≡, etc. são símbolos denotativos ou indicativos de um só objeto ou de um só sentido; são algoritmos.
A lógica ocupa-se com a linguagem formal ou com a linguagem simbólicocientífica. Por ser um discurso ou uma linguagem que fala de outro discurso ou de outra linguagem, se diz que ela é uma metalinguagem.
Na vida cotidiana, podemos dizer, por exemplo, uma frase como: “O Sol é uma estrela”. A lógica começará dizendo: “A frase ‘O Sol é uma estrela’ é uma proposição afirmativa”. Prosseguirá dizendo: “A proposição ‘A frase O Sol é uma estrela é uma proposição afirmativa’ é uma proposição verdadeira”. E assim por diante. A ideia da lógica como metalinguagem transparece com clareza quando examinamos, por exemplo, as teses principais do austríaco Ludwig Wittgenstein, cuja influência seria sentida por toda a lógica do século passado:
1. qualquer proposição que tenha significado é composta por proposições elementares, nas quais se encontra a verdade ou falsidade da proposição com significado;
2. as proposições elementares adquirem significado porque afiguram (retratam) o mundo não como fatos e coisas, mas como “estado de coisas”;
3. as proposições da lógica são verdadeiras independentemente das noções de “significado” e de “estado de coisas”, porque, rigorosamente, não falam de nada, pois referem-se a qualquer fato, significado ou estado de coisas que possam ocorrer ou não no Universo. As proposições lógicas são verdades vazias, referidas apenas ao próprio uso das convenções lógicas. (Convite a Filosofia - Marilena Chauí).
1. linguagem natural, isto é, aquela que usamos em nossa vida cotidiana, nas artes, na política, na filosofia;
2. linguagem formal, isto é, aquela que é construída segundo princípios e regras determinados que descrevem um tipo específico de objeto, o objeto das ciências.
Essa distinção também pode ser apresentada como diferença entre dois tipos de linguagem simbólicas:
1. a linguagem simbólica cultural (a linguagem “natural”), que usa signos, metáforas, analogias, esquemas para exprimir significações cotidianas, religiosas, artísticas, políticas, filosóficas. A principal característica desse simbolismo é ser conotativo, isto é, os símbolos carregam muitos sentidos e referem-se a muitas significações. A linguagem cultural é polissêmica, isto é, nela as palavras possuem inúmeros significados;
2. a linguagem simbólica lógico-científica (a linguagem “construída”), que usa um sistema fechado de signos ou símbolos (o algoritmo), em que cada símbolo é símbolo de uma única coisa e corresponde a uma única significação. Sua principal característica é ser essencialmente um simbolismo denotativo ou indicativo, evitando a polissemia e afirmando a univocidade do sentido simbolizado. Por exemplo: H2O, +, x, =, →, ≡, etc. são símbolos denotativos ou indicativos de um só objeto ou de um só sentido; são algoritmos.
A lógica ocupa-se com a linguagem formal ou com a linguagem simbólicocientífica. Por ser um discurso ou uma linguagem que fala de outro discurso ou de outra linguagem, se diz que ela é uma metalinguagem.
Na vida cotidiana, podemos dizer, por exemplo, uma frase como: “O Sol é uma estrela”. A lógica começará dizendo: “A frase ‘O Sol é uma estrela’ é uma proposição afirmativa”. Prosseguirá dizendo: “A proposição ‘A frase O Sol é uma estrela é uma proposição afirmativa’ é uma proposição verdadeira”. E assim por diante. A ideia da lógica como metalinguagem transparece com clareza quando examinamos, por exemplo, as teses principais do austríaco Ludwig Wittgenstein, cuja influência seria sentida por toda a lógica do século passado:
1. qualquer proposição que tenha significado é composta por proposições elementares, nas quais se encontra a verdade ou falsidade da proposição com significado;
2. as proposições elementares adquirem significado porque afiguram (retratam) o mundo não como fatos e coisas, mas como “estado de coisas”;
3. as proposições da lógica são verdadeiras independentemente das noções de “significado” e de “estado de coisas”, porque, rigorosamente, não falam de nada, pois referem-se a qualquer fato, significado ou estado de coisas que possam ocorrer ou não no Universo. As proposições lógicas são verdades vazias, referidas apenas ao próprio uso das convenções lógicas. (Convite a Filosofia - Marilena Chauí).
domingo, 14 de outubro de 2018
Semana Cultural Cesgranrio
Semana Cultural Cesgranrio
O Centro Cultural da Fundação Cesgranrio apresenta, entre os dias 23 e 30 de outubro de 2018, a primeira edição da Semana Cultural Cesgranrio, um evento gratuito que celebra as diversas expressões artísticas brasileiras.
Importantes nomes da cena cultural do país, como Fernanda Montenegro, Elza Soares, Baby do Brasil, Jout Jout, Nelson Sargento, Andrea Beltrão e Gregório Duvivier se apresentam durante oito dias, em mais de 30 atrações espalhadas pelo campus da Fundação Cesgranrio, no bairro carioca do Rio Comprido.
Reunindo teatro, música, dança, literatura, audiovisual e artes plásticas, o evento marca fortemente a importância da interculturalidade e oferece ao público de todas as idades a oportunidade de desfrutar de shows, exposições, debates, palestras e oficinas de excelente qualidade.
quinta-feira, 4 de outubro de 2018
A DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE – MÁRCIO RUBEN
A DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE – MÁRCIO RUBEN
Identidade na Modernidade
O paradigma da noção
substancial de identidade no pensamento moderno remonta ao cogito cartesiano: o
Eu como essência e unidade, fixo, essencialmente inato e inalterável.
De forma bem distinta, autores
tão diferentes como Hume, Kierkegaard, Marx, Nietzsche ou Sartre consideram,
pelo contrário, a identidade essencialmente como resultado de uma construção do
próprio Eu: o sujeito enquanto projeto de cada indivíduo, criado ao longo da
sua vida e desenvolvido pela ação, o "Eu com uma dimensão infinita"
que permite a cada um escolher a sua própria identidade.
A crítica Pós-moderna
A crítica à noção moderna de
identidade - o eu como realidade profunda, substancial, coerente e dotado de
força emancipatória - que logo toma a forma de uma refutação das próprias
noções de sujeito e identidade, apresentadas como mito, ilusão, puras
construções da linguagem e (ou) do poder. Versões particulares, mas com
variações mínimas desta narrativa surgem na "genealogia da alma
moderna" de Foucault, no sujeito como resíduo, sem identidade fixa,
radicalmente descentrado, errático e esquizoide de Deleuze.
A Autonomia
A autonomia descentrada em todas estas dimensões define a
imagem de um sujeito capaz de "dispor criativamente das suas necessidades,
de apresentar a sua própria vida de uma forma eticamente refletida e de
proceder à aplicação das normas universais de modo adequado ao contexto"
(Honneth, 1993: 271).
A identidade cultural na
pós-modernidade
“O sujeito previamente vivido
como tendo uma identidade estável e unificada, está se tornando fragmentado; composto
não de uma única, mas de várias identidades, algumas vezes contraditórias ou
não resolvidas” (Hall, 2001, p. 12). Ele pode assumir identidades diferentes em
diferentes momentos e, obviamente, elas não estarão unificadas em torno do “eu”
coerente. A segurança e a coerência de uma identidade plena são apenas uma
fantasia.
Sem um centro estável, além da desarticulação da coerência do passado, há a possibilidade de novas articulações no presente. Ou seja, a criação de novas identidades.
Sem um centro estável, além da desarticulação da coerência do passado, há a possibilidade de novas articulações no presente. Ou seja, a criação de novas identidades.
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
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