sábado, 24 de setembro de 2022

A VALORIZAÇÃO DA VIDA

 


A VALORIZAÇÃO DA VIDA

Márcio Ruben*

Quando o raciocínio vai além dos valores morais? Nietzsche, o filósofo dinamite, intempestivo, da morte de Deus nos fala de algo além do bem e do mal. É fácil taxar de bonzinho ou mau aquele que a sociedade e ele mesmo ficou a margem da lei ou próximo. Mas houve uma tentativa de melhorar, de capacitar tal indivíduo? Não é questão moral, é questão de capacitação. A transvaloração de valores, o além-do-homem é o homem que cresce com as adversidades, em Psicologia chama-se resiliência.  Para Nietzsche os pré-socráticos que sabiam buscar na cosmologia a essência, a transformação das coisas como Heráclito ou a permanência como Parmênides. O raciocínio dá importância até ao superficial e efêmero. O dançar em Nietzsche é a vitalidade, a vontade de potência. Se há moral em Nietzsche é a preservação da vida, é viver e viver. O que a avaliação e a tecnologia têm em comum é esta preocupação nietzschiana com a vida, essa vontade de potência, esse impacto profundo nos indivíduos. Esse impacto positivo. Essa autonomia freireana, baseada na dignidade, na autonomia do educando. 



*Márcio Ruben é especialista em Filosofia, graduado em Avaliação e formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.  Trechos do seu livro O CONCEITO FILOSÓFICO DA AVALIAÇÃO E DA INFORMAÇÃO

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

O CAMINHO E A PROFUNDIDADE DA AVALIAÇÃO: O PROJETO.

 O CAMINHO E A PROFUNDIDADE DA AVALIAÇÃO: O PROJETO.

MÁRCIO RUBEN*

A Grande Pegada é uma metáfora sobre os resultados de uma avaliação. Nos programas de intervenção social, como eles afetam os atores envolvidos. Quais impactos esses projetos alcançam? Precisam ter profundidade, extensão, amplitude, quantidade, direção e localização. A profundidade da pegada é a importância do  efeito sobre cada indivíduo envolvido no projeto. Vê-se a profundidade do impacto. A amplitude da pegada nos diz sobre a quantidade de pessoas afetadas pelo projeto, até mesmo aqueles afetados indiretamente. A extensão da pegada é a duração do projeto, dos seus efeitos, inclusive do apoio e permanência do mesmo. A quantidade de pegadas nos diz sobre a quantidade de pessoas afetadas e quantidade de vezes que o programa é replicado pelos responsáveis e pelos afetados. A direção da pegada está relacionada ao progresso do projeto: para frente e seus benefícios ou para trás e seus impactos não esperados, negativos. Refere-se também se o projeto está alcançando seus objetivos esperados positivamente. A direção expressa a implementação do projeto. A localização da pegada nos mostra se o solo é bom ou ruim. Se o solo for rochoso, as pegadas não serão profundas. Os recursos do do projeto dificilmente serão utilizados se não houver interesse, falta de envolvimento ou de esforços dos atores envolvidos. Deve-se buscar maior envolvimento e eficiência na vida e implementação do projeto. Maior compartilhamento e utilização dos seus recursos. A metáfora da grande pegada pode também relacionar ao andar em círculo e não caminhar em frente, ao tropeçar e torcer o tornozelo, isto é, o projeto não conseguir andar, ou ao andar para frente e para trás, se não alcançar seus objetivos. A Grande Pegada, quando tem sucesso e êxito, demonstra que o impacto do projeto foi positivo e pode ser repetido, ampliado e duradouro. 


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*Márcio Ruben é Especialista em Filosofia, graduado em Avaliação e formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

Contato: marciorbj@hotmail.com 


A avaliação e a Ciência da Informação

 A avaliação e a Ciência da Informação 

Márcio Ruben*

O que é avaliar? Para Sócrates seria a resposta a um processo conduzido por perguntas e respostas com o objetivo da verdade. Sócrates dá o nome desse processo de maiêutica, parto das ideias. Platão utilizou-se da dialética, o desesquecimento, isto é, o retorno às ideias eternas. Em um movimento de vai é vem, de contradições com escopo da verdade. No mundo atual em Ciência da Informação verdade é a busca do algoritmo perfeito, da busca incansável de se e então ou se que não hajam falhas, com um conjunto de dados que produzem a informação confiável, disponível aos níveis de necessidades e prioridades. A disponibilidade dos dados é uma questão de segurança da informação. Acesso rápido aos dados, preocupação dos Centros de Processamento de Dados, Big Datas. Como avaliar esses dados? Scriven, o professor que há anos trabalha com avaliação, o grande guru da avaliação nos dias de hoje, nos conduz a uma análise sem parcialidade, baseado em métodos confiáveis, de acordo com o objeto a ser avaliado. Envolve pesquisa “ A avaliação é uma ciência, pois possui métodos, regras. Segue valores, não é uma ciência livre de valores. Ética e moral exigem juízo de valor. Avaliar é julgar, avaliar é ver que a ética é uma política do bem-estar, base de igualdade dos direitos das pessoas. Há uma questão ética se, logo no início, a avaliação deveria ser feita, segue um objetivo honesto e arbitrário. A avaliação não depende exclusivamente da expertise do avaliador, mas da sua sagacidade, preparo e consideração ética e moral. Depende de sua equipe e olhar consciente.  “De modo geral, o problema em avaliação primeiro é identificar valores relevantes.” SCRIVEN em seu livro Avaliação: Um  Guia  de  Conceitos. 

Aristóteles afirma em seu livro Arte Retórica e Poética que algo pode ser feito sem cuidado e ciência, mas é muito mais proveitoso e seguro se for feito com Ciência e conhecimento. O criador do silogismo tinha razão. Até Descartes, criador do método da dúvida metódica, venceu a crença ou  ceticismo cego. Em informática o resultado deve ser extremamente confiável. Muitas vezes na tecnociência são vidas que dependem da informação. Hoje com o uso de hardware, sensores e software simples na Internet das Coisas, IoT  pode se monitorar e avaliar muita coisa de maneira confiável.  Na ciência a busca da exatidão e da confiabilidade se aproxima da busca da verdade socrática. 



*Márcio Ruben é especialista em Filosofia, formado em Gestão de Avaliação e formando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 


quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Palestra Eleições 2022 UERJ.

 



Josué Medeiros é professor Adjunto do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ) e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGCS-UFRRJ). Atua nos seguintes eixos: crise da democracia e neoliberalismo; políticas públicas; partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais brasileiros e latino-americanos. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira (NUDEB) da UFRJ e pesquisador de Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada (Lappcom), vinculado à UFRJ e ao PPGCS-UFRRJ. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), com doutorado-sanduíche na Universidade de Paris 3, no Institut des Hautes Etudes de lAmérique Latine (IHEAL). Mestre em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (IHT-UFF).



Mestrado Profissional Facesg

 O Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio, com o apoio da CAPES, promove o Seminário Nacional de Avaliação, um evento técnico-científico que contribui com a formação de avaliadores e a cultura da avaliação no país.


Participe de debates com avaliadores experientes nas áreas de educação, saúde e social, e amplie os seus conhecimentos a partir de uma abordagem multi e interdisciplinar.


Inscreva-se agora e garanta a sua vaga! Link: https://www.facesg.edu.br/seminario.aspx








Curso de Extensão Filosofia e Ciência

 Últimos dias para se inscrever! O curso de Extensão Filosofia e Ciência: do iluminismo grego à revolução científica propõe a reflexão sobre a construção da concepção de ciência na sociedade ocidental, a partir do conhecimento histórico dos principais pensadores e suas teorias ao longo dos séculos, desde a antiguidade.

Na atual crise do pensamento ocidental, refletir sobre os modos como o conhecimento e a ciência se constituíram é fundamental para o vislumbre de novas possibilidades de concebê-los e, consequentemente, de novos modos de nos relacionarmos com os diversos saberes.


Você pode realizar este curso na Faculdade Cesgranrio. O curso possui uma duração de 3 meses e as aulas acontecerão às quintas, a partir do dia 15 de setembro, das 19h às 22h e serão presenciais, na unidade Cosme Velho.

Inscreva-se já! Link na bio



sábado, 30 de julho de 2022

Arquitetura de Big Data

 Arquitetura básica de Big Data

A complexidade que envolve o gerenciamento de todas as características do Big Data exige que tratemos sua arquitetura de modo específico, o que, mais uma vez, o diferencia dos sistemas de banco de dados tradicionais que teriam dificuldade em lidar com operações de dados em sistemas heterogêneos. Esses sistemas são chamados de data lake, que, literalmente, pode ser traduzido como “lago de dados”. Basicamente, trata-se de um enorme repositório de arquivos e objetos de dados. Portanto, as soluções da arquitetura de Big Data precisam ser eficientes para que possam produzir resultados com tempos de resposta aceitáveis.

Conceitos sobre Big Data

De modo geral, associamos o termo Big Data a um grande volume de dados e entendemos que este viabiliza a aplicação de métodos estatísticos e outras análises para extrairmos informações importantes. No entanto, Big Data é bem mais amplo que essa percepção, pois abrange conjuntos de dados que não podem

ser tratados pelos métodos tradicionais de gestão da informação, ou seja, serem adquiridos, reconhecidos,

gerenciados e processados em um tempo aceitável. Assim, o Big Data pode ser visto como uma fronteira para inovação, competição e produtividade.

Ref. Pós-graduação Ciência de Dados e Big Data pela UNESA 




Python Pandas: importando arquivo csv

 P15: Importação de CSV padrão para um DataFrame 

import pandas as pd 

paises = pd.read_csv("c:/bases/paises.csv",index_col="sigla") 

print(paises) 

Simples, não? A saída do programa demonstra que a importação foi perfeita:

 

Referência: Pandas Python. Eduardo Correa Editora Casa do Código.



O que é uma Startup?

 O que é uma startup?

Uma startup é uma organização desenhada para criar e experimentar soluções para um problema de um conjunto de pessoas.

Eric Ries fez uma boa defnição no seu livro Lean Startup:

Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza. [11] –Eric Ries Um ponto a comentar dessa defnição é que ela é focada no produto ou serviço, e não nas pessoas e nos problemas que essas pessoas têm e que os produtos ou serviços devem resolver.

O produto ou serviço nada mais é do que uma solução para o problema de um conjunto de pessoas. Se nos focarmos no produto ou serviço, corremos o risco de nos perdermos em detalhes técnicos e nos esquecermos do propósito principal de nossas ações, as pessoas e seus problemas e necessidades.

Também não diria que são condições de extrema incerteza. São condições sim de incerteza, mas não de incerteza extrema. Você simplesmente não sabe se a solução que imaginou de fato vai resolver o problema das pessoas. Se não resolver, você vai ter que ajustar ou mudar até achar uma solução que resolva, ou até mesmo procurar um novo problema. É incerto? Sem dúvida! É extremamente incerto? Não acredito que a palavra “extremo” caiba aqui. Apenas acho que é incerto. Aliás, qualquer busca de solução de qualquer problema é um caminho incerto.

Outro ponto a comentar é o termo “instituição” . Esse termo vem do verbo ins-tituir, ou seja, fundar, criar, erigir, estabelecer. Vejo mais o trabalho nas startups acontecendo como uma organização de pessoas do que como uma instituição. Uma organização, como o nome mesmo diz, é algo mais orgânico, mais fuido. Já uma instituição parece necessitar de um ato de criação.

É claro que é muito fácil comentar em cima do trabalho dos outros, por isso, volto a dizer, Eric Ries fez uma boa defnição de startup no seu livro Lean Startup.

Gostei bastante quando a li pela primeira vez.

O que proponho abaixo é apenas uma “refatoração” da defnição do Eric Ries:

Extraído: Guia da Startup - Joaquim Torres. Editora Casa do Código.




sexta-feira, 15 de abril de 2022

IoT - Interoperabilidade

Interoperabilidade é a capacidade de um sistema de se comunicar de forma transparente com outro sistema. Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos ou ontologias.











terça-feira, 30 de novembro de 2021

Neuroliteratura Paulo Werneck


 O crítico literário Paulo Werneck, nesta edição, nos mostra como na produção literária contemporânea os temas da medicina capturam os romances, produzindo escritores que se apropriam dos saberes médicos, e como também relatos médicos passaram a ser romanceados. Mas, se a literatura expressa tensões e crises de cada tempo, o que este casamento entre a ciência médica e a literatura nos revela de nossos dias?

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

ENEM DIGITAL 2021

 
ENEM DIGITAL 2021

Em 1986 terminava meu Ensino Médio, na época 2°grau. Nem imaginava em ENEM quanto mais digital. Antigamente era apenas o vestibular. Os anos passaram trabalhei em tantas profissões de auxiliar de estofados, serralheiro e vidraceiro, a datilógrafo e operador de computador. No Exército um micro computador com Winchester.  Unidade de fits magnética. Fazia desenho em print Master. Os tempos passaram estudei Teologia, bacharelado, pós graduação em Filosofia, Gestão da Avaliação, Pedagogia e minha grande paixão Análise de Sistemas e até uma pós-graduação em Ciência de Dados.  Professor e supervisor de vendas on-line atualmente,  segundo ano que sou supervisor de tecnologia do ENEM DIGITAL.  Experiência única e gratificante para mim. Após um ano de ter sofrido 2 AVCs ainda posso experimentar nos meus 53 anos de idade a inovação e o avanço tecnológico da avaliação.  O ENEM DIGITAL é um grande avanço na avaliação de larga escala. Algo seguro e rápido. Sem muito papel os dados são enviados online ao servidor. Além de ser simples o preparo da máquina para a prova, um processo inovador e o fruto do avanço tecnológico.  Certamente avançará mais. Hoje 2021 quem diria que realizar avaliação para o Ensino  Superior seria tão eficazmente rápido e eficiente. Aliás aprendi na faculdade sobre eficácia e eficiência, e o ENEM DIGITAL é tudo isso. Vejo que o tempo passou, as linguagens de programação mudaram. Do D-basic chegamos ao PHP, C++ e Python. Os Bancos de Dados virtuais, Big Datas. E assim no seu segundo ano o ENEM DIGITAL veio para ficar. Não será uma avaliação anual apenas. É olho para trás e como um desenvolver dialético hegeliano, a história é o avanço de suas teses, antíteses e sínteses. E a avaliação é o resultado desse progresso da razão humana. Por trás da máquina está o homem e por trás desse homem o conhecimento. Ainda lembro do professor que ao mostrar em 2020 aos seus alunos jovens a figura de um triângulo com bolas de gude, perguntaram se aquilo era algo esotérico. Que época boa, rodar pião, brincar de búlica, jogar botão, mas que venham os aplicativos e os jogos no APP. Aliás,  até o ENEM DIGITAL tem APP. Que bom o espírito jovem continua em todas as épocas com instrumentos diferentes. A vida vale a pena ser vivida.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

As concepções da verdade grego, latim e hebraico

 

As concepções da verdade grego, latim e hebraico

Nossa ideia da verdade foi construída ao longo dos séculos, a partir de três concepções diferentes, vindas da língua grega, da latina e da hebraica. Em grego, verdade se diz  aletheia, significando: não-oculto, não-escondido, não dissimulado. O verdadeiro é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito; a verdade é a manifestação daquilo que é ou existe tal como é. O verdadeiro se opõe ao falso,  pseudos, que é o encoberto, o escondido, o dissimulado, o que parece ser e não é como parece. O verdadeiro é o evidente ou o plenamente visível para a razão. Assim, a verdade é uma qualidade das próprias coisas e o verdadeiro está nas próprias coisas. Conhecer é ver e dizer a verdade que está na própria realidade e, portanto, a verdade depende de que a realidade se manifeste, enquanto a falsidade depende de que ela se esconda ou se dissimule em aparências. Em latim, verdade se diz  veritas  e se refere à precisão, ao rigor e à exatidão de um relato, no qual se diz com detalhes, pormenores e fidelidade o que aconteceu. Verdadeiro se refere, portanto, à linguagem enquanto narrativa de fatos acontecidos, refere-se a enunciados que dizem fielmente as coisas tais como foram ou aconteceram. Um relato é veraz ou dotado de veracidade quando a linguagem enuncia os fatos reais. A verdade depende, de um lado, da veracidade, da memória e da acuidade mental de quem fala e, de outro, de que o enunciado corresponda aos fatos acontecidos. A verdade não se refere às próprias coisas e aos próprios fatos (como acontece com a  aletheia), mas ao relato e ao enunciado, à linguagem. Seu oposto, portanto, é a mentira ou a falsificação. As coisas e os fatos não são reais ou imaginários; os relatos e enunciados sobre eles é que são verdadeiros ou falsos. Em hebraico verdade se diz  emunah  e significa confiança. Agora são as pessoas e é Deus quem são verdadeiros. Um Deus verdadeiro ou um amigo verdadeiro são aqueles que cumprem o que prometem, são fiéis à palavra dada ou a um pacto feito; enfim, não traem a confiança. A verdade se relaciona com a presença, com a espera de que aquilo que foi prometido ou pactuado irá cumprir-se ou acontecer.  Emunah  é uma palavra de mesma origem que amém, que significa: assim seja. A verdade é uma crença fundada na esperança e na confiança, referidas ao futuro, ao que será ou virá. Sua forma mais elevada é a revelação divina e sua expressão mais perfeita é a profecia. Aletheia  se refere ao que as coisas  são;  veritas  se refere aos fatos que  foram; emunah  se refere às ações e  as coisas que  serão. A nossa concepção da verdade é uma síntese dessas três fontes e por isso se refere às coisas presentes (como na aletheia), aos fatos passados (como na  veritas) e às coisas futuras (como na emunah). Também se refere à própria realidade  (como na  aletheia), à linguagem (como na  veritas) e à confiança-esperança (como na  emunah). Palavras como  “averiguar”  e  “verificar”  indicam buscar a verdade;  “veredicto”  é pronunciar um julgamento verdadeiro, dizer um juízo veraz;  “verossímil”  e “verossimilhante”  significam: ser parecido com a verdade, ter traços semelhantes aos de algo verdadeiro.
Texto de Convite à Filosofia Marilena Chauí editora Ática.



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