sábado, 3 de dezembro de 2022
sexta-feira, 14 de outubro de 2022
quinta-feira, 6 de outubro de 2022
segunda-feira, 26 de setembro de 2022
Fé e Razão: Viviane Mosé
FÉ na vida, não no conceito. Idade é um conceito. Palavras, dogmas são registros conceituais no papel que não refletem a experiência da vida. Viver a vida é valorizar a mudança, os imprevistos e amor a mudança. Jovem na idade conceitual e no momento que se vive, uma questão de acreditar na vida. Na velhice conceitual a juventude da vida, do pensamento.
sábado, 24 de setembro de 2022
A VALORIZAÇÃO DA VIDA
A VALORIZAÇÃO DA VIDA
Márcio Ruben*
Quando o raciocínio vai além dos valores morais? Nietzsche, o filósofo dinamite, intempestivo, da morte de Deus nos fala de algo além do bem e do mal. É fácil taxar de bonzinho ou mau aquele que a sociedade e ele mesmo ficou a margem da lei ou próximo. Mas houve uma tentativa de melhorar, de capacitar tal indivíduo? Não é questão moral, é questão de capacitação. A transvaloração de valores, o além-do-homem é o homem que cresce com as adversidades, em Psicologia chama-se resiliência. Para Nietzsche os pré-socráticos que sabiam buscar na cosmologia a essência, a transformação das coisas como Heráclito ou a permanência como Parmênides. O raciocínio dá importância até ao superficial e efêmero. O dançar em Nietzsche é a vitalidade, a vontade de potência. Se há moral em Nietzsche é a preservação da vida, é viver e viver. O que a avaliação e a tecnologia têm em comum é esta preocupação nietzschiana com a vida, essa vontade de potência, esse impacto profundo nos indivíduos. Esse impacto positivo. Essa autonomia freireana, baseada na dignidade, na autonomia do educando.
*Márcio Ruben é especialista em Filosofia, graduado em Avaliação e formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Trechos do seu livro O CONCEITO FILOSÓFICO DA AVALIAÇÃO E DA INFORMAÇÃO
sexta-feira, 23 de setembro de 2022
O CAMINHO E A PROFUNDIDADE DA AVALIAÇÃO: O PROJETO.
O CAMINHO E A PROFUNDIDADE DA AVALIAÇÃO: O PROJETO.
MÁRCIO RUBEN*
A Grande Pegada é uma metáfora sobre os resultados de uma avaliação. Nos programas de intervenção social, como eles afetam os atores envolvidos. Quais impactos esses projetos alcançam? Precisam ter profundidade, extensão, amplitude, quantidade, direção e localização. A profundidade da pegada é a importância do efeito sobre cada indivíduo envolvido no projeto. Vê-se a profundidade do impacto. A amplitude da pegada nos diz sobre a quantidade de pessoas afetadas pelo projeto, até mesmo aqueles afetados indiretamente. A extensão da pegada é a duração do projeto, dos seus efeitos, inclusive do apoio e permanência do mesmo. A quantidade de pegadas nos diz sobre a quantidade de pessoas afetadas e quantidade de vezes que o programa é replicado pelos responsáveis e pelos afetados. A direção da pegada está relacionada ao progresso do projeto: para frente e seus benefícios ou para trás e seus impactos não esperados, negativos. Refere-se também se o projeto está alcançando seus objetivos esperados positivamente. A direção expressa a implementação do projeto. A localização da pegada nos mostra se o solo é bom ou ruim. Se o solo for rochoso, as pegadas não serão profundas. Os recursos do do projeto dificilmente serão utilizados se não houver interesse, falta de envolvimento ou de esforços dos atores envolvidos. Deve-se buscar maior envolvimento e eficiência na vida e implementação do projeto. Maior compartilhamento e utilização dos seus recursos. A metáfora da grande pegada pode também relacionar ao andar em círculo e não caminhar em frente, ao tropeçar e torcer o tornozelo, isto é, o projeto não conseguir andar, ou ao andar para frente e para trás, se não alcançar seus objetivos. A Grande Pegada, quando tem sucesso e êxito, demonstra que o impacto do projeto foi positivo e pode ser repetido, ampliado e duradouro.
*Márcio Ruben é Especialista em Filosofia, graduado em Avaliação e formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Contato: marciorbj@hotmail.com
A avaliação e a Ciência da Informação
A avaliação e a Ciência da Informação
Márcio Ruben*
O que é avaliar? Para Sócrates seria a resposta a um processo conduzido por perguntas e respostas com o objetivo da verdade. Sócrates dá o nome desse processo de maiêutica, parto das ideias. Platão utilizou-se da dialética, o desesquecimento, isto é, o retorno às ideias eternas. Em um movimento de vai é vem, de contradições com escopo da verdade. No mundo atual em Ciência da Informação verdade é a busca do algoritmo perfeito, da busca incansável de se e então ou se que não hajam falhas, com um conjunto de dados que produzem a informação confiável, disponível aos níveis de necessidades e prioridades. A disponibilidade dos dados é uma questão de segurança da informação. Acesso rápido aos dados, preocupação dos Centros de Processamento de Dados, Big Datas. Como avaliar esses dados? Scriven, o professor que há anos trabalha com avaliação, o grande guru da avaliação nos dias de hoje, nos conduz a uma análise sem parcialidade, baseado em métodos confiáveis, de acordo com o objeto a ser avaliado. Envolve pesquisa “ A avaliação é uma ciência, pois possui métodos, regras. Segue valores, não é uma ciência livre de valores. Ética e moral exigem juízo de valor. Avaliar é julgar, avaliar é ver que a ética é uma política do bem-estar, base de igualdade dos direitos das pessoas. Há uma questão ética se, logo no início, a avaliação deveria ser feita, segue um objetivo honesto e arbitrário. A avaliação não depende exclusivamente da expertise do avaliador, mas da sua sagacidade, preparo e consideração ética e moral. Depende de sua equipe e olhar consciente. “De modo geral, o problema em avaliação primeiro é identificar valores relevantes.” SCRIVEN em seu livro Avaliação: Um Guia de Conceitos.
Aristóteles afirma em seu livro Arte Retórica e Poética que algo pode ser feito sem cuidado e ciência, mas é muito mais proveitoso e seguro se for feito com Ciência e conhecimento. O criador do silogismo tinha razão. Até Descartes, criador do método da dúvida metódica, venceu a crença ou ceticismo cego. Em informática o resultado deve ser extremamente confiável. Muitas vezes na tecnociência são vidas que dependem da informação. Hoje com o uso de hardware, sensores e software simples na Internet das Coisas, IoT pode se monitorar e avaliar muita coisa de maneira confiável. Na ciência a busca da exatidão e da confiabilidade se aproxima da busca da verdade socrática.
*Márcio Ruben é especialista em Filosofia, formado em Gestão de Avaliação e formando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
quinta-feira, 22 de setembro de 2022
Palestra Eleições 2022 UERJ.
Josué Medeiros é professor Adjunto do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ) e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGCS-UFRRJ). Atua nos seguintes eixos: crise da democracia e neoliberalismo; políticas públicas; partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais brasileiros e latino-americanos. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira (NUDEB) da UFRJ e pesquisador de Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada (Lappcom), vinculado à UFRJ e ao PPGCS-UFRRJ. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), com doutorado-sanduíche na Universidade de Paris 3, no Institut des Hautes Etudes de lAmérique Latine (IHEAL). Mestre em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (IHT-UFF).
Mestrado Profissional Facesg
O Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio, com o apoio da CAPES, promove o Seminário Nacional de Avaliação, um evento técnico-científico que contribui com a formação de avaliadores e a cultura da avaliação no país.
Participe de debates com avaliadores experientes nas áreas de educação, saúde e social, e amplie os seus conhecimentos a partir de uma abordagem multi e interdisciplinar.
Inscreva-se agora e garanta a sua vaga! Link: https://www.facesg.edu.br/seminario.aspx
Curso de Extensão Filosofia e Ciência
Últimos dias para se inscrever! O curso de Extensão Filosofia e Ciência: do iluminismo grego à revolução científica propõe a reflexão sobre a construção da concepção de ciência na sociedade ocidental, a partir do conhecimento histórico dos principais pensadores e suas teorias ao longo dos séculos, desde a antiguidade.
Na atual crise do pensamento ocidental, refletir sobre os modos como o conhecimento e a ciência se constituíram é fundamental para o vislumbre de novas possibilidades de concebê-los e, consequentemente, de novos modos de nos relacionarmos com os diversos saberes.
Você pode realizar este curso na Faculdade Cesgranrio. O curso possui uma duração de 3 meses e as aulas acontecerão às quintas, a partir do dia 15 de setembro, das 19h às 22h e serão presenciais, na unidade Cosme Velho.
Inscreva-se já! Link na bio
segunda-feira, 8 de agosto de 2022
sábado, 30 de julho de 2022
Arquitetura de Big Data
Arquitetura básica de Big Data
A complexidade que envolve o gerenciamento de todas as características do Big Data exige que tratemos sua arquitetura de modo específico, o que, mais uma vez, o diferencia dos sistemas de banco de dados tradicionais que teriam dificuldade em lidar com operações de dados em sistemas heterogêneos. Esses sistemas são chamados de data lake, que, literalmente, pode ser traduzido como “lago de dados”. Basicamente, trata-se de um enorme repositório de arquivos e objetos de dados. Portanto, as soluções da arquitetura de Big Data precisam ser eficientes para que possam produzir resultados com tempos de resposta aceitáveis.
Conceitos sobre Big Data
De modo geral, associamos o termo Big Data a um grande volume de dados e entendemos que este viabiliza a aplicação de métodos estatísticos e outras análises para extrairmos informações importantes. No entanto, Big Data é bem mais amplo que essa percepção, pois abrange conjuntos de dados que não podem
ser tratados pelos métodos tradicionais de gestão da informação, ou seja, serem adquiridos, reconhecidos,
gerenciados e processados em um tempo aceitável. Assim, o Big Data pode ser visto como uma fronteira para inovação, competição e produtividade.
Ref. Pós-graduação Ciência de Dados e Big Data pela UNESA
Python Pandas: importando arquivo csv
P15: Importação de CSV padrão para um DataFrame
import pandas as pd
paises = pd.read_csv("c:/bases/paises.csv",index_col="sigla")
print(paises)
Simples, não? A saída do programa demonstra que a importação foi perfeita:
Referência: Pandas Python. Eduardo Correa Editora Casa do Código.
O que é uma Startup?
O que é uma startup?
Uma startup é uma organização desenhada para criar e experimentar soluções para um problema de um conjunto de pessoas.
Eric Ries fez uma boa defnição no seu livro Lean Startup:
Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza. [11] –Eric Ries Um ponto a comentar dessa defnição é que ela é focada no produto ou serviço, e não nas pessoas e nos problemas que essas pessoas têm e que os produtos ou serviços devem resolver.
O produto ou serviço nada mais é do que uma solução para o problema de um conjunto de pessoas. Se nos focarmos no produto ou serviço, corremos o risco de nos perdermos em detalhes técnicos e nos esquecermos do propósito principal de nossas ações, as pessoas e seus problemas e necessidades.
Também não diria que são condições de extrema incerteza. São condições sim de incerteza, mas não de incerteza extrema. Você simplesmente não sabe se a solução que imaginou de fato vai resolver o problema das pessoas. Se não resolver, você vai ter que ajustar ou mudar até achar uma solução que resolva, ou até mesmo procurar um novo problema. É incerto? Sem dúvida! É extremamente incerto? Não acredito que a palavra “extremo” caiba aqui. Apenas acho que é incerto. Aliás, qualquer busca de solução de qualquer problema é um caminho incerto.
Outro ponto a comentar é o termo “instituição” . Esse termo vem do verbo ins-tituir, ou seja, fundar, criar, erigir, estabelecer. Vejo mais o trabalho nas startups acontecendo como uma organização de pessoas do que como uma instituição. Uma organização, como o nome mesmo diz, é algo mais orgânico, mais fuido. Já uma instituição parece necessitar de um ato de criação.
É claro que é muito fácil comentar em cima do trabalho dos outros, por isso, volto a dizer, Eric Ries fez uma boa defnição de startup no seu livro Lean Startup.
Gostei bastante quando a li pela primeira vez.
O que proponho abaixo é apenas uma “refatoração” da defnição do Eric Ries:
Extraído: Guia da Startup - Joaquim Torres. Editora Casa do Código.
quinta-feira, 16 de junho de 2022
sexta-feira, 15 de abril de 2022
IoT - Interoperabilidade
Interoperabilidade é a capacidade de um sistema de se comunicar de forma transparente com outro sistema. Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos ou ontologias.
sábado, 26 de março de 2022
sexta-feira, 25 de março de 2022
terça-feira, 30 de novembro de 2021
Neuroliteratura Paulo Werneck
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
ENEM DIGITAL 2021
Em 1986 terminava meu Ensino Médio, na época 2°grau. Nem imaginava em ENEM quanto mais digital. Antigamente era apenas o vestibular. Os anos passaram trabalhei em tantas profissões de auxiliar de estofados, serralheiro e vidraceiro, a datilógrafo e operador de computador. No Exército um micro computador com Winchester. Unidade de fits magnética. Fazia desenho em print Master. Os tempos passaram estudei Teologia, bacharelado, pós graduação em Filosofia, Gestão da Avaliação, Pedagogia e minha grande paixão Análise de Sistemas e até uma pós-graduação em Ciência de Dados. Professor e supervisor de vendas on-line atualmente, segundo ano que sou supervisor de tecnologia do ENEM DIGITAL. Experiência única e gratificante para mim. Após um ano de ter sofrido 2 AVCs ainda posso experimentar nos meus 53 anos de idade a inovação e o avanço tecnológico da avaliação. O ENEM DIGITAL é um grande avanço na avaliação de larga escala. Algo seguro e rápido. Sem muito papel os dados são enviados online ao servidor. Além de ser simples o preparo da máquina para a prova, um processo inovador e o fruto do avanço tecnológico. Certamente avançará mais. Hoje 2021 quem diria que realizar avaliação para o Ensino Superior seria tão eficazmente rápido e eficiente. Aliás aprendi na faculdade sobre eficácia e eficiência, e o ENEM DIGITAL é tudo isso. Vejo que o tempo passou, as linguagens de programação mudaram. Do D-basic chegamos ao PHP, C++ e Python. Os Bancos de Dados virtuais, Big Datas. E assim no seu segundo ano o ENEM DIGITAL veio para ficar. Não será uma avaliação anual apenas. É olho para trás e como um desenvolver dialético hegeliano, a história é o avanço de suas teses, antíteses e sínteses. E a avaliação é o resultado desse progresso da razão humana. Por trás da máquina está o homem e por trás desse homem o conhecimento. Ainda lembro do professor que ao mostrar em 2020 aos seus alunos jovens a figura de um triângulo com bolas de gude, perguntaram se aquilo era algo esotérico. Que época boa, rodar pião, brincar de búlica, jogar botão, mas que venham os aplicativos e os jogos no APP. Aliás, até o ENEM DIGITAL tem APP. Que bom o espírito jovem continua em todas as épocas com instrumentos diferentes. A vida vale a pena ser vivida.
Postagem em destaque
Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme
Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme Entrevista sobre Avaliação com a Professora Thereza Penna Firme para ...
-
CLAUDIO ULPIANO - PENSAMENTO E LIBERDADE EM SPINOZA (COMPLETO) Excepcional aula do saudoso professor: liberdade se opõe ao constrangimento. ...
-
A cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): entre a avaliação externa e a autoavaliação Resumo Este artig...
-
Arquitetura básica de Big Data A complexidade que envolve o gerenciamento de todas as características do Big Data exige que tratemos sua a...
Páginas
- Página inicial
- Índice
- RELAC - DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO
- Apresentação das Diretrizes para Avaliação
- Tecnologia
- Diretrizes da Avaliação
- Notícias
- Gestão da Avaliação e Tecnologia
- RESOLUÇÂO 466
- Painel de Indicadores
- FORMULÁRIO DE CONTATO
- DOAÇÕES
- Livros Utilizando os Recursos Gratuitos do Google ...
- Heidegger - Entrevista na Floresta Negra
- Martin Heidegger - Prof. Werle, seu tradutor.
- Prova Brasil - Comparação Paraná e estados do Sul ...
- Livro “iKritika:estudos críticos em informação”
- Por que avaliar?
- Gestão da Avaliação - Interesse
- Livro Aprenda: Marketing e Vendas - Gratuito
- Homenagem aos meus ex-alunos